Em cerimônia de assinatura que contou com a presença dos presidentes de Brasil e China, durante a visita de Estado do Presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, a Embraer firmou um acordo de venda para até 20 E190-E2 com a ICBC Financial Leasing Co., Ltd. (ICBC Leasing), da China, sendo 10 pedidos firmes e 10 direitos de compra. Os pedidos firmes para as 10 primeiras aeronaves serão incluídos no backlog da Embraer no 3º trimestre de 2014.
Estabelecida em 2007 como uma subsidiária integral do Industrial and Commercial Bank of China, um dos maiores bancos do mundo, a ICBC Leasing é proprietária e gerencia uma frota de aproximadamente 380 aeronaves. Em junho de 2012, a ICBC Leasing adquiriu 10 jatos executivos Legacy 650, sendo cinco opções, seguindo um Memorando de Entendimento assinado em abril daquele ano.
Outro contrato realizado durante o evento foi com a companhia aérea chinesa Tianjin Airlines, uma subsidiária do HNA Group. O contrato, avaliado em USD 2.1 bilhões a preço de lista, inclui 20 E-Jets e 20 E-Jets E2, o que faz da Tianjin Airlines o primeiro cliente dos E-Jets E2 na China.
Embraer e a Tianjin Airlines estabeleceram uma parceria bem-sucedida. A companhia aérea foi o cliente-lançador do E190 na China e opera a maior frota de E-Jets na Ásia com 50 jatos E190. Ela também foi a primeira empresa chinesa apontada como Centro de Serviço Autorizado pela Embraer no país. Recentemente, a aérea anunciou a contratação do Embraer AHEAD-PRO para todas as suas aeronaves, tornando-se o primeiro usuário desse sistema na China.
HNA Group Tianjin Airlines foi lançada como a primeira aérea regional da China em 2009. Em 2010, a empresa mudou o seu foco de operação exclusivamente regional, ampliando serviços para atendimento de rotas principais. Atualmente, o objetivo é se tornar uma empresa aérea internacional de médio a grande porte em busca de uma estratégia de “aviação regional e operação global”.
Em 2011, a Tianjin Airlines recebeu os prêmios “Melhor Aérea Regional da China” e “Global Four-star Airlines”, da Skytrax, por suas significativas conquistas. A empresa opera uma frota de aproximadamente 80 jatos que servem 90 destinos domésticos e internacionais, transportando 8 milhões de passageiros.