Após o término da instalação da cabine de passageiros do primeiro A380 da Singapore Airlines, a Airbus iniciou o processo de pintura externa do avião. A aeronave deverá ficar cerca de 3 semanas no hangar de pintura da Airbus em Hamburgo. Além da pintura propriamente dita, os trabalhos incluem limpar, lixar, e colocar e tirar a máscara de papel com 3.100 m² e a fita adesiva sobre o A380, para delimitar as áreas pintadas.
Cerca de 3.600 litros de tinta sem cromato são usados em três demãos de pintura (a base, a pintura das insígnias do cliente e a capa final) no A380. Só 600 dos 1.000 kg de tinta permanecem no avião. Cada camada tem 0,120 milímetros e pode agüentar mudanças de temperatura de até 100 graus centígrados. Pistolas eletrostáticas de pintura são empregadas para reduzir a névoa produzida pela pintura. O ar do ambiente é limpo e lavado através de um processo múltiplo para assegurar que as partículas de tinta sejam coletadas separadamente.
A Singapore Airlines vai ser a primeira operadora do A380 e vai receber seu avião inicial em outubro próximo.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP