Início Notícias Últimas Noticias Governo Federal garante passagem de Trem de Alta Velocidade por Guarulhos

Governo Federal garante passagem de Trem de Alta Velocidade por Guarulhos

Participaram da reunião Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Roberto Garibe, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, e Paulo Sérgio Passos, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

Atualmente, estão sendo concluídos os estudos técnicos para a execução da obra. A previsão é de que a licitação para a execução do projeto seja realizada até julho de 2010, para que os trabalhos comecem no segundo semestre daquele ano. A expectativa é de que a obra esteja concluída antes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo os representantes do Governo Federal, o preço da passagem ainda não foi definido, mas deverá se situar num valor intermediário entre os transportes rodoviário e aéreo. “Nossa intenção é que o custo do bilhete seja um pouco superior ao do ônibus, com a vantagem sobre o tempo de viagem, mas que fique abaixo da tarifa aérea”, previu Bernardo Figueiredo.

O TAV percorrerá um trajeto de aproximadamente 510 quilômetros em até duas horas. A velocidade média do trem deverá ser de 350 km/h. Quando entrar em operação, o trem deverá transportar cerca de 30 milhões de passageiros por ano. No total, estão previstas oito estações obrigatórias, incluindo a de Guarulhos. No Estado de São Paulo: Campo de Marte, em São Paulo, Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, Campinas, Aeroporto de Viracopos, também em Campinas, e em São José dos Campos. No Rio de Janeiro, estão previstas estações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Leopoldina e em Barra Mansa.

“Essa é uma grande notícia para Guarulhos. Estou convicto de que a cidade já deveria, há muito tempo, ter uma rede moderna de transporte público. Esse projeto, somado ao do Trem de Guarulhos e ao Expresso Aeroporto, representa uma valorização em todos os aspectos para nós guarulhenses”, disse o prefeito Sebastião Almeida.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on junho 30, 2009 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)