Início Notícias Últimas Noticias UPS soluciona problema logístico do Aquário da Geórgia

UPS soluciona problema logístico do Aquário da Geórgia

Duas baleias Beluga foram transportadas da Cidade do México até Atlanta (Geórgia, EUA) pela UPS Airlines. Elas voaram 2.200 km e foram entregues no Aquário da Geórgia. A operação foi realizada em meados de outubro pelo Aquário da Georgia e pela UPS Airlines, que transferiram os gigantes Nico e Gasper de um parque de diversões na Cidade do México.

Cada uma das baleias mede 3,60 m e pesa aproximadamente 720 kg. Para o transporte foi utilizado um cargueiro Boeing 767, devido às dimensões especiais dos tanques e das quase 12 toneladas geradas pelo peso combinado das baleias, dos tanques e da água.

“A operação exigiu modificações de engenharia no chão da aeronave para acomodar os tanques”, declarou Bland Matthews, encarregado da UPS Airlines pelo transporte. “A nossa vasta experiência combinada com o treinamento na carga e descarga de aeronaves, assim como um grande trabalho de equipe, foram fundamentais para o sucesso desta empreitada.”

Matthews viaja pelo mundo lidando com as cargas especiais da UPS. Geralmente, ele supervisiona o transporte de equipamentos militares pesados. No trabalho de recolocação das baleias Nico e Gasper, ele foi designado para garantir a segurança dos tanques e da transferência.

A colocação de Nico e Gasper dentro do avião foi planejada cuidadosamente para respeitar o centro de gravidade da aeronave. A manutenção adequada deste equilíbrio influenciou o posicionamento das baleias dentro do avião, a instalação dos tanques e também as velocidades de decolagem e de pouso.

Os controles ambientais no compartimento principal de carga foram pressurizados para simular uma altitude de 1.500 metros e uma temperatura de 15,5º C. Os pilotos da UPS voaram a 11.200 metros para ficar acima de qualquer mau tempo que pudesse estressar os mamíferos.

O vôo da UPS foi operado pelos Comandantes Bob Knight e Lou Casale, ambos capitães e supervisores de treinamento de vôo.

Após o pouso no aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, os animais foram descarregados e levados em segurança para um trailer especial da UPS, e devidamente escoltados até o Aquário. O trailer trator foi dirigido por Charlie Smith, um dos motoristas do Círculo de Honra da UPS, com mais de 30 anos de experiência. O Círculo é reservado para os homens e mulheres que trabalharam por mais de 25 anos sem nenhum acidente.

O Aquário da Geórgia será aberto na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, no dia 23 de novembro de 2005, como o maior aquário do mundo. A UPS está fornecendo diversos serviços de suporte ao projeto, incluindo o transporte das baleias Nico e Gasper. Em breve, e empresa também transportará dois tubarões gigantes, chamados Ralph e Norton.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile