Início Notícias Últimas Noticias Um mercado competitivo chamado Estados Unidos da América

Um mercado competitivo chamado Estados Unidos da América

Enquanto acompanhamos quase que um duopólio no mercado brasileiro, com TAM e GOL dominando quase 88% do tráfego doméstico de passageiros, acompanhamos em paralelo o mercado norte-americano.

De julho de 2005 a julho de 2006 foram transportados 657 milhões de passageiros, um crescimento de 0,8% e aproveitamento de 78,8% nos vôos.

A American Airlines está em pirmeiro lugar na lista das empresas que mais transportaram passageiros com 15.7%, seguida por United Airlines com 12.1%, Delta Airlines com 12%, Southwest com 11.4%, Continental Airlines com 7.5%, Northwest com 7%, US Airways com 4.7%, America West com 3.9%, JetBlue com 3.8%, Alaska com 2.6% e as demais empresas juntas com 19.3%.

Não seria o caso, para o mercado brasileiro, de uma melhor redistribuição da malha aérea entre as empresas existentes para um crescimento equilibrado e sádio para todas as empresas?

O mercado brasileiro trabalha com uma desigualdade muito grande entre as empresas aéreas. As grandes empresas dominam rotas, horários e consequentemente tarifas. As menores empresas, para se manter, são obrigadas a operar em rotas, que em alguns casos, são deficitárias, que necessitam de suplementação tarifária do governo brasileiro, e não encontram chances de operarem rotas ligando capitais, frente as baixas tarifas impostas pelas empresas maiores.

Quem acaba perdendo com isso é o consumidor, frente a falta de concorrência e a imposição de tarifas das empresas aéreas, fruto do total desequilíbrio do setor. É para se pensar!!!

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on outubro 18, 2006 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)