A VARIG começa a implementar, a partir do próximo 8 de agosto, nova malha doméstica e internacional com o retomada de operações entre cidades de alta demanda de passageiros, suspensas há dois meses. Com isso, a empresa volta a ligar, por exemplo, Vitória e São Paulo e também com Brasília e Belo Horizonte, com vôos diretos e duas vezes ao dia. Além disso, retoma suas operações em Londrina, com vôos para São Paulo (aeroporto de Congonhas) e Curitiba.
A nova malha vai ampliar a presença da VARIG entre os mercados Norte e Nordeste, com a ligação Manaus / Belém / Fortaleza / Recife. Temporariamente suspensa, esta sempre foi uma das rotas mais tradicionais da companhia, contemplando dois importantes pólos de tráfego de negócios e de turismo.
No Centro-Oeste, a ligação para Cuiabá e Campo Grande será mantida em code-share com, embora a VARIG prossiga com estudos para operar com aeronaves próprias entre as duas cidades.
A empresa criou ainda mais opções para conexões de seus vôos internacionais, iniciando, por exemplo a ligação Florianópolis/Porto Alegre com horários compatíveis para complementar o vôo Porto Alegre/Buenos Aires. Dentro deste mesmo planejamento, foram reestruturados os horários da rota Goiânia/São Paulo, permitindo melhores conexões para os clientes da região Centro-Oeste nos vôos internacionais que saem e chegam ao aeroporto de Guarulhos.
O planejamento da nova malha levou em conta a excelência dos serviços e das opções de destinos e horários oferecidos a seus clientes, mas manteve o foco no maior nível de rentabilidade das operações. Assim, um único destino no Brasil deixou de ser atendido: a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, que registrava índice de aproveitamento excessivamente baixo.
Na malha internacional, a empresa fez pequenas alterações: para a Bolívia, manteve suas freqüências para Santa Cruz de La Sierra, mas descontinuou o trecho até La Paz. Na Argentina, foi suspensa também a operação entre as cidades de Buenos Aires e Córdoba.
FONTE: Aviação Brasil / Varig – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ