Início Aeroportos Sudeste Aeroporto de São José do Rio Preto

Aeroporto de São José do Rio Preto

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de São José do Rio Preto, em São Paulo. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Voos em Operação

Um pouco da história

O Aeroporto de São José do Rio Preto foi inaugurado em 1959 e é administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo. Porém, muito antes, a VASP – Viação Aérea de São Paulo, inaugurou, em 12 de novembro de 1933, uma linha que ligava São Paulo (Marte) – São Carlos – São José do Rio Preto, com um Monospar ST4 de quatro lugares.

No ano 2000 várias empresas operavam no aeroporto, como a Interbrasil Star, Pantanal, Rio Sul, TAM Meridional e TAM Regional, TRIP, Total e VASP. Em 2001 passaram também a Nordeste, Passaredo e Transbrasil, em voos charters. Em 2002 a Interbrasil deixou de operar com a quebra da empresa mãe, a Transbrasil. Nordeste, Pantanal e Rio Sul deixaram de operar em São José do Rio Preto em 2003, deixando somente a TAM e a VASP na operação, está última até 2004. Em 2005 a GOL iniciou operações na lacuna da VASP. Em 2007 a BRA e a Passaredo passaram a operar com frequência em Rio Preto. Em 2008 somente a TAM e a GOL operavam no aeroporto. Isto mudou em 2009, com a saída da GOL, Passaredo e TRIP aumentaram sua participação de mercado. Em 2011 a Azul debuta no aeroporto e conquista 20% de participação de mercado. Com a incorporação da TRIP, a Azul chega a 36% de mercado em Rio Preto em 2014, fazendo frente direta com a TAM, atual Latam Brasil, até hoje, conforme mostramos no gráfico do primeiro bimestre de 2019.

Abaixo mostramos os números de passageiros que passaram pelo terminal de 2000 a 2018, baseado em voos regulares e não regulares de companhias aéreas e o crescimento no volume de passageiros.

Em 27 de outubro de 2019 a Passaredo iniciou voos para Brasília, de segunda a sábado, com aeronave ATR 72.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta Cancelar resposta

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile