Início Notícias Aeroporto Internacional do Recife recebe certificação operacional pela Anac

Aeroporto Internacional do Recife recebe certificação operacional pela Anac

Foto: Aena

Administrado pela Aena Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes, recebeu o Certificado Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, em portaria emitida pela Agência, através da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária.

A certificação é fundamental para um equipamento aeroportuário. Ela atesta para toda a comunidade aeroviária, de dentro e fora do país, que o aeródromo está operando dentro dos parâmetros de segurança da aviação civil internacional.

Uma novidade da certificação é que o Recife foi autorizado a receber, regularmente, voos da aeronave Boeing 747-800, que é da categoria F. “Embora em nossa especificação operativa conste o código de referência de aeródromo 4E, foi incluída, juntamente com a emissão do certificado, a autorização específica para a operação do B747-8F, aeronave código F, sem a necessidade de reportar cada pouso e decolagem para a Anac”, detalha Usiel Vieira, gerente de Operações, Segurança, Serviço e Manutenção do Aeroporto do Recife.

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI – ou ICAO, na sigla em inglês), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.

Além do Recife, também foram certificados os aeroportos de Maceió, João Pessoa e Aracaju, todos sob a gestão da Aena Brasil. “A obtenção desse certificado demonstra o nosso esforço e comprometimento com as normas e a segurança das operações – que estão entre os nossos pilares –, destacando que nossas práticas foram ratificadas pela agência reguladora”, reforça Usiel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on março 4, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)