Início Aeroportos Os números do Aeroporto Regional de Sorriso (MT)

Os números do Aeroporto Regional de Sorriso (MT)

Foto: Infraero

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Sorriso, no Mato Grosso, administrado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

O ano de 2020 foi um ano complicado no cenário da aviação global. O turismo foi fortemente impactado e isso é claro quando observamos os números de Sorriso, com queda de 56% no volume de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto.

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Sorriso, voos domésticos de passageiros

Basicamente, desde a inauguração do aeroporto em 2016, a Azul Linhas Aéreas domina as operações no aeródromo. A empresa só enfrentou concorrência nos anos de 2017 e 2020, e sempre para a VoePass, antiga Passaredo.

Um pouco mais de história…

A cidade de Sorriso está localizada na região norte de Mato Grosso. Com aproximadamente 80 mil habitantes – população constituída por pessoas de todo o país, mas, sobretudo, Sul e Nordeste, está entre os dez maiores municípios do estado.

Em 20 de junho de 2016 a Azul Linhas Aéreas inaugurou os voos no aeroporto com um voo procedente de Cuiabá, com um ATR 72-600. O aeroporto tem uma pista de 1700x30m.

Em 2017, de março a maio, foram realizados voos para Brasília e Ribeirão Preto, com a Passaredo, atual VoePass.

A Infraero fechou em outubro de 2020 um contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Sorriso (MT) para prestação de serviços de assessoramento e consultoria à fiscalização de projeto executivo e das obras de reforço e recuperação na pista de pousos e decolagens no Aeroporto Regional Adolino Bedin, em Sorriso (MT).

Para a realização dos trabalhos, que tem duração de doze meses, a Infraero conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com experiência no setor aeroportuário.

Em 2020, além da Azul, a VoePass ofereceu voos com o mesmo tipo de aeronave, ATR 72, para as cidades de Brasília e Rondonópolis.

Voos em Operação

Até outubro passado a cidade possuía voos para Brasília e Rondonópolis, com a VoePass, mas agora somente a Azul está com operação no aeroporto com os voos diretos para Cuiabá.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile