Esteve hoje (7) em São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), o novo Airbus A350-900 XWB, prefixo F-WWYB, MSN005. A visita faz parte da turnê mundial de certificação e para teste de rotas que abrange 14 cidades e é desenvolvido para demonstrar que o avião está pronto para ser operado por companhias aéreas e inclui desempenho em aeroportos de grande altitude, ensaios de autoaterrissagem, turnaround e serviços de manuseio em aeroportos.
A aeronave da Airbus, que será operada no Brasil pela TAM e pela Azul, apresentou configuração de 42 assentos na Classe Executiva e 223 na econômica, e estava sendo operada por tripulações de voo da Airbus, com participação de pilotos da Airworthiness Authority da Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA).
A Qatar Airways será a primeira companhia aérea a receber a aeronave, até o final de 2014 , e a previsão da Airbus é que a aeronave esteja totalmente certificada para operação até o final do terceiro trimestre.
São Paulo faz parte da terceira viagem do MSN005 que iniciou em 2 de agosto no trecho Toulouse – Johannesburg – Sydney – Auckland – Santiago – São Paulo – Toulouse. O voo inicial ocorreu em 24 de julho no trecho Toulouse – Iqaluit – Frankfurt. A segunda viagem ocorreu em 27 de julho no trecho Toulouse – Hong Kong – Cingapura – Hong Kong – Toulouse. A quarta e última viagem cobrirá o trecho de Toulouse – Doha – Perth – Doha – Moscou – Helsinki – Toulouse.
Atualmente, cinco aeronaves A350 de desenvolvimento estão voando e ativamente envolvidas no intensivo programa de testes, que já realizou mais de 540 voos e 2.250 horas de voo.
A família mais moderna e eficiente de aeronaves do mundo, com três modelos dimensionados para o mercado de longa distância, com 250 a 400 assentos, competindo diretamente com os Boing 777 e 787 Dreamliner.
O modelo da Airbus possui 3 versões:
- A350-800 – 276 assentos em 3 classes (alcance de 8.250 milhas náuticas) e preço de US$ 260,9 milhões de Dólares. Possui 60.45m de comprimento, 64.75m de envergadura e 17.05m de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 138 mil litros. Seu motor é o Rolls-Royce Trent XWB-75/79
- -A350-900 – 315 assentos em 3 classes (alcance de 7.750 milhas náuticas) e preço de US$ 295,2 milhões de Dólares. Possui 66.80m de comprimento, 64.75m de envergadura e 17.05m de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 138 mil litros. Seu motor é o Rolls-Royce Trent XWB-84
- -A350-1000 – 369 assentos em 3 classes (alcance de 8.000 milhas náuticas) e preço de US$ 340,7 milhões de Dólares. Possui 73.78m de comprimento, 64.75m de envergadura e 17.05m de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 156 mil litros. Seu motor é o Rolls-Royce Trent XWB-97
O novo Airbus oferece uma mudança de 25% na eficiência de combustível e um custo de assento por milha 25% menor em comparação com os atuais concorrentes de longo alcance em alumínio (Boeing 777) e de 6% se comparado ao 787. A fabricante européia afirma que o A350-900 consome 9% menos combustível do que Boeing 787-9 e traria, aliado a custos menores de manutenção, um custo operacional de caixa 10% menor por assento do que o modelo americano.
O A350XWB possui até 35 mais assentos que o 787 e oferece uma vantagem de receita de 10% ou mais.
A aeronave oferece uma cabine muito silenciosa e extremamente confortável. Com 5,58 metros de distância entre os apoios de braço, a cabine proporciona assentos com 45,72 cm de largura, de acordo com os melhores padrões de conforto. Os passageiros apreciarão uma cabine mais alta, janelas panorâmicas mais largas e maior espaço nos compartimentos de bagagem superiores.
Como a primeira aeronave a integrar sistemas de quarta geração desde o começo, o A350 XWB da Airbus leva o entretenimento de bordo a uma nova dimensão. Usando banda larga em fibra óptica, o vídeo em alta definição se torna uma realidade para todos os passageiros do A350 XWB. Monitores em cada assento receberam um upgrade com novos padrões – começando com telas de até 12 polegadas na classe econômica. A conectividade total permite a interação com o mundo externo por meio de aplicativos com base na Internet e celular, além de suportar todos os dispositivos pessoais.
Os passageiros ficarão conectados e poderão aproveitar o serviço de entretenimento mais moderno disponível. Consoles de IFE pequenos e integrados de forma inteligente, combinados com a arquitetura exclusiva de piso plano do A350 XWB, melhoram ainda mais o espaço pessoal dos passageiros.
Requerimentos crescentes de volume de bagagem de mão em todas as classes são atendidos pela grande capacidade dos compartimentos superiores, que permitem mais de uma mala com rodinhas por passageiro em todas as classes.
Conceitos inovadores de iluminação oferecem aos passageiros conforto e bem-estar ao reduzir o efeito do jet-lag, com destaque para a sensação de qualidade e espaço da cabine em geral. A iluminação totalmente em LED permite 16,7 milhões de cores diferentes para ambientações personalizadas e oportunidades de branding, além de ser controlável no comprimento e lado a lado dentro da cabine. Essa tecnologia também aumenta a eficiência da cabine ao reduzir requerimentos de manutenção, peso e consumo de energia.
Os sistemas de controle de ar do Airbus A350 XWB ajudam os passageiros a ter um voo mais relaxante. Todo o ar da cabine é renovado a cada dois a três minutos, em um ambiente sem corrente e temperatura ideal. O A350 XWB também se beneficia da menor altitude de pressão da cabine, o que contribui para a sensação de bem-estar, mesmo nas maiores viagens de longo curso.
O meio ambiente se beneficiará da eficiência da Família A350 XWB. A nova geração de motores Rolls-Royce Trent XWB em conjunto com o que há de mais moderno em aerodinâmica ajudam a reduzir muito mais as emissões que os atuais e futuros níveis regulatórios. As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por passageiros serão até 25% mais baixas do que as dos aviões da atual geração nessa categoria, e os níveis de ruído externos serão de até 15 EPNdB (Effective Perceived Noise Decibel ou decibéis de ruído efetivamente percebidos) mais baixos que as exigências do Capítulo 4 da ICAO.
A350 XWB é a família de aviões comerciais mais tecnologicamente avançada do mundo. Setenta por cento da estrutura é feita com materiais avançados, combinando compostos (53%), titânio e modernas ligas de alumínio. Os materiais compostos são livres de corrosão e fadiga.
O A350 XWB recebeu 742 ordens firmes de 38 clientes até o fim de junho de 2014 e sua meta de produção estável é de 10 aeronaves/mês, a ser atingida quatro anos após a entrada em serviço com a Qatar Airways. A TAM, membro do Grupo LATAM, será a primeira companhia aérea das Américas e quarta companhia do mundo a receber e operar o Airbus A350-900 XWB. A companhia tem uma encomenda de 27 aviões do modelo, cuja previsão de entrega é entre o fim de 2015 e 2019. A Azul tem encomendados cinco Airbus A350XWB, encomendados em abril de uma empresa de leasing.
A Airbus prevê uma demanda nos próximos 20 anos para cerca de 7 mil (todos os fabricantes) novas aeronaves de passageiro de dois corredores.
Todas as fotos realizadas hoje estão disponíveis para visualização neste link: Airbus A350XWB
Texto da Matéria: Airbus, Assessoria de Imprensa e adaptações do Portal Aviação Brasil