A Alitalia, principal companhia aérea italiana, se juntou à Air France-KLM e à Delta Air Lines como membro da principal joint venture transatlântica de transporte aéreo. Lançada em 2009, a joint venture oferece aos clientes em viagem pelo Atlântico um network único e coordenado, e permite às companhias parceiras uma co-divisão de custos e receitas das rotas transatlânticas.
Graças à joint venture entre as quatro companhias, os passageiros tem hoje um acesso privilegiado ao maior network transatlântico do mundo, com quase 250 voos e 55 mil assentos oferecidos ao dia e que compreendem 20 voos diários entre 5 escalas nos Estados Unidos e os aeroportos de Roma Fiumicino e de Milão Malpensa. Com a junção da Alitalia, a joint venture representa 26% da capacidade total de voos transatlânticos, com receitas anuais estimadas em 10 bilhões de dólares.
Roma se une à Amsterdam, Atlanta, Detroit, Minneapolis, Nova York (JFK) e Paris (CDG) no principal hub da joint venture, com conexões entre Cincinnati, Milão Malpensa, Memphis e Salt Lake City. Onde quer que o direito de conexão seja consentido, as companhias oferecem conexões em code-share entre os Estados Unidos e a União Européia, e em muitos casos, dão vida à um network de conexões entre as escalas européias e norte-americanas perfeitamente integradas entre as quatro companhias aéreas.
O perímetro geográfico da joint venture inclui todos os voos entre a América do Norte e Europa, entre Amsterdam e Índia e entre a América do Norte e o Tahiti.
“O dia de hoje representa um passo importante do plano de desenvolvimento da nova Alitalia, que prevê sua expansão para todas as Américas, o mais estratégico e competitivo mercado”, declarou Rocco Sabelli, CEO da Alitalia.
A participação da Alitalia foi efetivada em 1° de abril de 2010 e é parte de un longo acordo com validade até 2022. A governança da joint venture será dividida igualmente entre a Alitalia, o Grupo Air France-KLM e a Delta. Representantes da Alitalia participarão de onze grupos de trabalho, constituídos para implementar e gerir o acordo nas seguintes áreas: network, gestão de receitas, vendas, produtos, frequência de voos, publicidade/branding, cargas, operações, informações tecnológicas, comunicação e finanças. A Alitalia participará também de todas as iniciativas da joint venture.