A Azul é a companhia aérea mais pontual da América do Sul, segundo o ranking On-Time Performance 2017, divulgado pela Official Airline Guide (OAG). Com o reconhecimento quatro estrelas – único na América do Sul –, a empresa teve 87,59% de seus voos operados dentro do horário previsto. O resultado também coloca a Azul como a terceira companhia aérea mais pontual do hemisfério sul.
“Para nós, aviação pontual é respeito com o Cliente. Este é o resultado de inúmeras iniciativas para decolagem e pouso dentro dos horários previstos. Consideração é um valor Azul, e prezamos muito por isso em nossa relação com os Clientes. Este resultado só foi possível graças ao trabalho impecável de todos os Tripulantes da companhia, e, portanto, deixo meu agradecimento a todos”, comemora Antonoaldo Neves, presidente da Azul.
A Azul investe constantemente em ações para operar todos os seus voos dentro do horário. Nos aeroportos, a introdução do projeto MAX agiliza o trabalho dos Tripulantes – como são chamados todos os trabalhadores da empresa – com uma tecnologia que permite a troca de informações em tempo real. No plano administrativo, os times de Planejamento de Malha e do Centro de Controle Operacional (CCO) atuam juntos com ajustes constantes nos voos de modo a otimizar as operações e trazer ainda mais conforto aos Clientes.
A atenção da Azul com a pontualidade é redobrada nos primeiros voos da manhã, uma vez que atrasos consideráveis podem impactar o restante das operações no dia. Relatórios são preparados diariamente para acompanhar todos os voos e verificar oportunidades de ajustes e o trabalho nos aeroportos, de modo a agilizar o transporte de Clientes e bagagens, por exemplo.