Milhares de funcionários da Boeing comemoraram, na planta de Renton, estado de Washington, a montagem final do primeiro 737 MAX 8.
Com o término da fase de produção, o avião deixou a fábrica de Renton e seguiu para pintura no dia 30 novembro, exatamente a data prevista no cronograma de desenvolvimento do MAX, definido há mais de quatro anos. Hoje, o recém-pintado 737 MAX 8, batizado de Spirit of Renton (“Espírito de Renton”), foi apresentado aos funcionários da empresa decorado com uma versão especial, azul-esverdeada, do livery da Boeing. Ao término das comemorações, o avião passará pela preparação pré-voo na fábrica, antes de partir para o Renton Field para dar continuidade aos preparativos para os voos de teste. Tudo caminha para que o avião voe pela primeira vez no início de 2016.
Com o segundo e o terceiro 737 MAX 8 para voos de teste em montagem final e o quarto (e último) avião em fase de submontagem, o 737 MAX segue dentro do cronograma e expectativa é que a primeira aeronave seja entregue à Southwest Airlines no terceiro trimestre de 2017.
O novo avião de corredor único terá um consumo de combustível 20% inferior ao dos primeiros aviões Next-Generation 737, e os menores custos operacionais do mercado – seu custo por assento será 8% menor do que o do A320neo.
“O dia de hoje marca mais uma conquista importante do nosso time, alcançada em conjunto, dentro do prazo e conforme o planejado”, diz Keith Leverkuhn, vice-presidente e diretor geral do programa 737 MAX da Boeing Aviação Comercial. “Com o lançamento do novo 737 MAX – a primeira aeronave do segundo século da Boeing – nossa equipe está preservando um legado incrível e, ao mesmo tempo, levando o 737 a um novo patamar de desempenho”.
O 737 MAX incorpora motores LEAP-1B da CFM International, fabricados com tecnologia de ponta, Advanced Technology winglets projetados pela Boeing e outras melhorias para entregar a aeronave mais eficiente, confiável e confortável do mercado de aeronaves de corredor único. O 737 MAX 8 é o primeiro membro da nova família de aeronaves de corredor único da Boeing, composta pelo 737 MAX 7, MAX 8, MAX 200 e MAX 9, a ser produzido. A família 737 MAX tem quase 3.000 encomendas, de 60 clientes do mundo todo.