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Copa Airlines (Panamá)

Foto: Alexandre Barros

A Copa Airlines iniciou voos em 21 de junho de 1944 como Compania Panamena de Aviacion SA – (COPA) através de ajustes com o Governo do Panamá e a Pan American. Os serviços regionais começaram em 1947 para 3 cidades do Panamá com aeronaves Douglas DC-3.

Em 1952 chegaram os Convair CV-240 e em 5 de agosto de 1966 a frota ganhou a companhia do Hawker-Siddeley HS-748 com o qual iniciou os voos internacionais para as cidades de San Jose, em janeiro de 1966, Manágua, em setembro de 1969,  Barranquilla em Outubro de 69 e San Salvador em janeiro de 1971. Na década de 70 a empresa deixou de voar rotas regionais. Em outubro de 1971 a Copa recebeu os Lockheed Electra, que no Brasil ficaram muito conhecidos na Varig por operar a Ponte Aérea RJ-SP.

Nos anos 80 a empresa comprou um Boeing 737-100 para viagens a Cartagena, Porto Príncipe, Santo Domingo, San Juan e Miami. A expansão internacional continuou com voos para o México, Santiago do Chile, Cali, Bogotá, Montego Bay, Quito, Guayaquil, Lima, Buenos Aires e Havana.

Em 1998 a Continental Airlines adquiriu 49% das ações da empresa. Em maio de 1999 sua frota ganhava ares de modernidade com os Boeing 737-700 Next Generation. Em 2000 a empresa chegou a Cancún, Orlando, São Paulo e Los Angeles. Para São Paulo começou a operar em 30 de junho com um Boeing 737-700NG, três vezes por semana, na rota Panamá – São Paulo (Guarulhos).

Em 2003 recebeu seu primeiro Boeing 737-800NG e aumentou seus voos para São Paulo para seis vezes por semana, ainda com o Boeing 737-700NG. Em 2004 assinou contrato com a Embraer para a compra de 10 aeronaves Embraer 190 com 20 opções. Em 17 de junho de 2004 iniciou voos para New York.

Em janeiro de 2005 a Copa Airlines passou a oferecer dois voos diários para o Brasil. No dia 8 de março de 2005 anunciou a aquisição de 51% da AeroRepublica, da Colômbia, e retirou de operação o último Boeing 737-200 de sua frota.

Em 15 de julho de 2006 passou a voar na rota Manaus – Panamá, diariamente, e iniciou ligações diárias com Santo Domingo e Havana. Em 15 de novembro passou a atender diariamente a cidade do Rio de Janeiro, com Boeing 737-700NG, em voos diretos para o Panamá.

Em janeiro de 2007 a Copa Airlines implementou o call center 24 horas, funcionando todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, e com atendimento também em português para os passageiros do Brasil. Em 6 de fevereiro de 2007 anunciou um acordo formal com a SkyTeam, aliança que passou a fazer parte em setembro. Em julho passou a atender Washington e Guadalajara, no México, e em agosto Córdoba, na Argentina. Em dezembro tornou diária sua operação para o Rio de Janeiro.

Anunciou code-share com a KLM para os voos entre Amsterdã e Panamá, que se iniciou em 30 de março de 2008. Passou a voar também para a Cidade de Belo Horizonte, Aruba, Santa Cruz de la Sierra e Valência, na Venezuela.

Em junho de 2012 passou a fazer parte da Star Alliance. Anunciou o início das operações em meados de 2014 para Montreal (Canadá), Fort Lauderdale (EUA) e Georgetown (Guiana), além da  incorporação de oito aeronaves Boeing 737-800 Next Generation e um crescimento de 10% na quantidade de assentos disponíveis. No início de dezembro começou um novo voo diário para o Rio de Janeiro e para Campinas, Viracopos.

Em 2015 iniciou voos em Belize, New Orleans, Puebla, San Francisco e Villahermosa e em 2016 deixou de voar para Campinas, além de reduzir seus voos em Manaus e Recife.

Durante 2017, as cidades de Denver, nos Estados Unidos, e Mendoza, na Argentina, foram os dois destinos que a Copa Airlines adicionou em sua ampla malha no continente americano. Em julho de 2018 a companhia iniciou operações na bela ilha do Caribe, Barbados, além de Fortaleza e Salvador, no Brasil.

Em 2017, a Copa Airlines transportou mais de 13,5 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 7,1% frente aos 12,6 milhões transportados em 2016. Em 2018, a companhia estima elevar este número aos 14,4 milhões de passageiros.

A Copa Airlines receberá, a partir de agosto(2018), as cinco primeiras das 71 aeronaves encomendadas do tipo 737 MAX. Além de serem equipadas com motores LEAP-1B, mais eficientes e que reduzem em 15% o consumo de combustível, essas modernas aeronaves ainda são 40% mais silenciosas, um aspecto que se traduzirá em maior comodidade e melhor experiência de viagem para nossos clientes. Anunciou seus novos voos diretos para Salta, localizados no norte da Argentina, a partir do próximo dia 12 de dezembro.

A Copa Airlines foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo pela empresa internacional Skytrax, como a “Melhor Companhia Aérea da América Central e do Caribe”, e pelo quarto ano como a “A Melhor Equipe de Funcionários da América Central e Caribe”. Os prêmios, considerados um dos mais prestigiados do setor de aviação, foram entregues durante o Salão Internacional Paris-Le Bourget 2019, na França.

Fechou 2019 transportando entre o Panamá e o Brasil e daqui para o Panamá um total de 1.048.947 passageiros. Em 2020, já com a pandemia, fechou o ano com 281.550 passageiros transportados entre os dois países.

Em 12 de dezembro de 2021, a companhia panamenha iniciou suas operações em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos.

Em abril de 2022 a Copa Airlines incorporou uma aeronave cargueira exclusiva modelo Boeing 737-800BCF (Boeing Converted Freighter, na sigla em inglês) com capacidade para transportar 21,7 toneladas por voo. Com esta aeronave, a companhia aérea planeja aumentar os quilos transportados em 50% em relação a 2021.

Abaixo os números de passageiros e carga transportados de e para o Brasil nos últimos cinco anos

Os números a seguir mostram o efeito pandemia de Covid-19 no tráfego da Copa Airlines em 2020 e 2021 para o Brasil, assim como ocorreu em outras rotas da companhia. O ano de 2018 foi o melhor da história para a companhia na rota para o Brasil, mas 2020 trouxe os números para a proximidade de 2009.

Frota da Empresa

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Last Updated on outubro 1, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)