A Embraer fechou um contrato com a United Airlines para a venda de 30 jatos Embraer 175, com opções para mais 40 aeronaves do mesmo modelo, tendo assim um potencial para um total de até 70 aviões. Se todas as opções forem exercidas, a encomenda combinada tem um valor estimado de USD 2,9 bilhões a preços de lista.
“Estamos muito satisfeitos com este pedido, pois reforça e amplia a nossa parceria de longa data com a United Airlines, então como Continental Airlines, cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Este pedido da United, uma das principais companhias aéreas do mundo, valida a nossa estratégia de investimentos nos E-Jets, oferecendo um produto otimizado com todos os benefícios adicionais de uma plataforma comprovada e madura. O E175 tem provado ser o melhor avião para o mercado regional dos EUA para os próximos anos.”
A parceria entre a Embraer e a United, fruto da fusão da United Airlines e Continental Airlines em 2010, começou com a venda do turboélice EMB 120 Brasília à Continental Airlines na década de 1980. Posteriormente, a Continental foi também o cliente de lançamento do jato ERJ 145, adquirindo, ao longo dos anos, um total de 275 aeronaves, a maior frota mundial de ERJ. Atualmente, 38 jatos E170 voam com os parceiros regionais da United com a marca United Express.
Os E175 serão operados sob a marca United Express. Os aviões serão configurados com 76 assentos e a primeira entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2014.
“Na United, estamos focados na modernização da nossa frota e esperamos ansiosamente a introdução do E175 nos serviços da United Express. Comparado aos aviões de 50 lugares que estamos substituindo, estas aeronaves proporcionarão uma experiência superior ao passageiro e mais eficiência no consumo de combustível”, disse Jim Compton, Vice-Presidente e Chief Revenue Officer da United. “Com uma ampla cabine de primeira classe, uma fuselagem mais larga e bagageiros mais espaçosos, esta aeronave promove uma experiência melhor em voos regionais para os nossos clientes.”
Como líder no segmento de jatos de 70 a 120 assentos, a Embraer continua investindo na família de E-Jets, atualmente utilizada por mais de 60 companhias aéreas em 40 países. A Empresa começou a implementar uma série de melhorias no E175, incluindo novas pontas de asa (wingtips), otimização de sistemas e refinamentos aerodinâmicos que reduzirão o consumo de combustível em até 5%. Intervalos de manutenção mais longos e melhorias de componentes aumentarão a produtividade da aeronave e diminuirão os custos de manutenção. Todas as aeronaves da United Airlines contarão com estas melhorias.