Início Notícias Latam começa a utilizar óculos de realidade aumentada para manutenção de aviões...

Latam começa a utilizar óculos de realidade aumentada para manutenção de aviões no Brasil

A Latam acaba de implementar o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos utilizarem na manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil.

A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.

“Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da Companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.

Os óculos SmartGlass funcionam por comando de voz. São operados via conexão 4G e transmitem imagens da aeronave em tempo real para os técnicos da Latam no Centro Operacional de Manutenção (MOC, na sigla em inglês) do aeroporto de Congonhas, para o time de Engenharia Brasil ou até mesmo para o fabricante das aeronaves. Esse recurso permite aos técnicos um processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso, elevando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade.

Assim, as equipes conseguem dar suporte diário e auxiliar remotamente os mecânicos de outros aeroportos da Latam nas manutenções mais específicas e complexas das aeronaves, reduzindo as chances de impactos operacionais. É possível verificar, por exemplo, se é necessário desativar uma válvula, além de identificar com o auxílio da câmera de vídeo com leitura térmica variações de calor e até pontos de vazamento.

Ao utilizar os óculos de realidade aumentada, o mecânico consegue, ainda, visualizar todo o manual de manutenção da aeronave. O acessório também tem cancelamento de ruído ativo, permitindo escutar somente a voz do técnico, mesmo em ambientes com nível elevado de ruído. O equipamento dispõe, ainda, de lanterna e zoom, produzindo fotos em alta definição.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta Cancelar resposta

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile