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MRO da Latam em São Carlos terá mais 86 aviões retrofit para realizar até 2023

Foto: Latam

A reformulação das cabines das aeronaves da Latam, anunciada em 2019, é o maior investimento da história do grupo Latam, cerca de US$ 400 milhões, sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da Latam Brasil. O projeto, que já consumiu uma média de 3.000 horas produtivas de trabalho, ficou paralisado por mais de um ano na pandemia de Covid-19.

O projeto foi retomado em julho de 2021 para atender o processo de crescimento da Latam, sobretudo nos voos domésticos. Ao todo, 140 mecânicos têm se dedicado exclusivamente ao retrofit, divididos em três turnos de trabalho. As atividades também contam com o apoio das equipes de hangar, oficina de poltronas e de pintura.

O projeto envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, do lavatório e da galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine durante pousos e decolagens, garantindo máxima segurança.

O Grupo Latam atingiu a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com as cabines totalmente reformuladas na Latam MRO, em São Carlos (SP), sendo metade dessas aeronaves pertencentes a Latam Brasil. Até 2023, passarão pelo mesmo processo de retrofit mais 86 aviões, sendo 44 da Latam Brasil e 42 de outras afiliadas do grupo (Chile, Colômbia, Equador e Peru).

Em função da troca de todas as poltronas, as aeronaves Airbus A320 ficam com nova configuração, comportando 180 assentos (24 em classe Premium Economy e 156 em Economy, em média). Já os Airbus A321 assumem nova configuração de 224 assentos (30 em classe Premium Economy e 194 em Economy, em média).

“O avanço do processo de retrofit da Latam é um reflexo da eficiência e excelência da Latam MRO em São Carlos e as mudanças em nossas aeronaves vão beneficiar diretamente a experiência de voo dos nossos clientes, que cada vez mais embarcam em aeronaves com cabines mais modernas, agradáveis, seguras, confortáveis e tecnológicas”, explica Sebastian Acuto, diretor de Frota e Projetos do Latam Airlines Group.

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Last Updated on março 4, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)