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Os 3 anos da Azul Conecta, a feederline da Azul

Foto: Alexandre Barros

Em janeiro de 2020 a Azul Linhas Aéreas anunciou a criação de sua subsidiária regional, a Azul Conecta. Cinco meses após o início da pandemia de Covid-19, em 11 de agosto daquele ano, o sonho ganhou força e a necessidade de engrandecer a aviação regional se tornou realidade.

Hoje, três anos depois, a Azul Conecta tem muitos motivos para comemorar: aumentou o número de voos, de aviões e de destinos. Desde o surgimento, a companhia cresceu 81% em número de destinos atendidos e hoje viaja para mais de 80 cidades brasileiras, além de dispor de 27 aeronaves e realizar 70 voos diários entre cidades do interior, conectando também às capitais nacionais e, consequentemente, aos destinos internacionais. E tem mais, a companhia prevê um crescimento de 20% nos próximos anos.

A empresa tem outros serviços que a tornam diferenciada, como o fretamento de aeronaves para quem precisa contratar um voo particular. Os aviões estão prontos para atender a fretamentos personalizados, sejam grupos familiares, corporativos, turismos dos mais diversos e carga, que levam objetos aos mais remotos destinos brasileiros. Além disso, a companhia conta com os programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual. Todos esses serviços são ofertados pelos 314 Tripulantes da Azul Conecta. Desse total, 147 são pilotos, e os demais estão divididos entre técnicos de manutenção, áreas administrativas e de suporte da companhia.

Do total de cidades atendidas pela companhia, mais de 50% delas têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com dados do último IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses municípios concentram pouco mais de 15% da população (32 milhões de pessoas).

Os clientes que optarem por voar com a Azul Conecta estarão a bordo de aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos.

A frota da empresa conta com 27 unidades do modelo, sendo que três são exclusivamente cargueiros, que contribuem para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul que pode levar materiais a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa. Dentre os 24 modelos restantes, 10 são Cessna Grand Caravan EX, modelo de última geração. Todos, juntos, são responsáveis por voar em torno de 200 horas por mês, média de 6,4 horas por dia. “O percurso realizado em baixa altitude, aliado ao visual deslumbrante nacional, tem se revelado um grande atrativo para os Clientes”, complementa o executivo.

O foco da empresa segue focado em ligar os brasileiros a todos os cantos do país, considerando os mais de 5 mil municípios nacionais. Atualmente, a companhia voa para cerca de 80 cidades, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país. E tem mais, o Cliente que se encontra nessas localidades pode comprar uma passagem aérea e voar até os Estados Unidos, por exemplo, com um único bilhete, pois todos os destinos atendidos pela Azul Conecta se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além dos minis hubs em Campina Grande (PB), Belém (PA) e outros.

O centro de operação da Azul Conecta fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O local tem mais de 1.855 m2 de área construída e conta com 171 Tripulantes alocados. O espaço é responsável por realizar a manutenção das aeronaves, além de contar com espaço para o treinamento de pilotos.

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Last Updated on agosto 23, 2023 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)