A Rolls-Royce anunciou a chegada da última versão do motor Trent 700, o Trent 700 Regional, que equipará a aeronave Airbus A330 Regional, recentemente lançada pela Airbus.
O motor foi confirmado no simpósio do cliente da Rolls-Royce na China que, juntamente com o Sudeste Asiático, será um mercado importante para a aeronave.
O Trent 700, o único motor projetado especificamente para o A330, oferece o melhor desempenho de consumo de combustível, emissões e ruídos, resultando em liderança de mercado da aeronave com 70% dos novos pedidos ao longo dos últimos quatro anos.
Atualmente, o motor equipa 70% das operações regionais do A330 e todos os operadores na China continental selecionaram o Trent 700.
Os atributos do Trent 700 Regional, desenvolvido especificamente para o A330 Regional, geram uma economia aos operadores de aproximadamente R$ 2 milhões* por aeronave por ano em comparação com os motores concorrentes.
Essa versão do motor, ideal para as operações de aeronaves regionais, proporciona menores custos de manutenção e mais tempo de voo. Ao fornecer a quantidade certa de pressão no momento certo, a vida útil do motor é prolongada, e os custos de manutenção são reduzidos significativamente.
Em ambientes “quentes, altos e severos”, o Trent 700 já provou, consistentemente, ter o melhor tempo de desempenho de voo, até o dobro do seu concorrente mais próximo. Essa vantagem foi um elemento-chave para a recente encomenda da Qatar Airways para equipar cinco cargueiros A330. A Rolls-Royce venceu a concorrência com o fornecedor anterior do motor da aeronave A330 da companhia aérea.
O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, destaca que as vantagens de desempenho do motor têm colocado o A330 em posição de liderança no mercado. “Estamos muito animados com a oportunidade e estamos prontos para apoiar o novo programa da Airbus A330 Regional com uma versão otimizada do nosso motor líder de mercado Trent 700”, celebra Itzaina.
O diretor do programa Trent 700 da Rolls-Royce, Tom Palmer, comenta sobre as melhorias realizadas no motor. “Os motores Trent 700 Regional também vão incorporar as mais recentes atualizações de desempenho – um pacote “EP2″ (Second Enhanced Performance), disponível a partir de 2015, proporcionará ainda uma melhoria de 1%, poupando mais de 227 mil litros de combustível por aeronave anualmente”, afirma Palmer.