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Star Alliance em Heathrow

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O novo Terminal 2, a casa da Star Alliance em Heathrow, abriu as portas para receber seus primeiros passageiros, marcando o início de uma nova experiência de viagem para 12 milhões de passageiros da Star Alliance que passam pelo principal aeroporto da Inglaterra todos os anos.

A United, companhia associada à Star Alliance, é a primeira a mudar-se para a nova instalação, chamada de Terminal 2, o Terminal da Rainha em homenagem à Sua Majestade Rainha Elizabeth II. Todas as 23 companhias associadas à Star Alliance que estão operando em Heathrow migrarão para o novo terminal nos próximos seis meses: será a primeira vez que todas as associadas estarão juntas no aeroporto.

“Depois de muitos anos de planejamento e construção, testes e otimização, nós, da Star Alliance, estamos orgulhosos em dar as boas-vindas para os primeiros passageiros no novo terminal”, afirmou o CEO da Star Alliance, Mark Schwab. “É muito conveniente que uma das nossas cinco associadas fundadoras, a United, possa operar os primeiros voos deste terminal, estabelecendo novos modelos de atendimento para os clientes e viagens perfeitas neste importante aeroporto, um dos mais movimentados do mundo”.

O Terminal 2, desenhado pelo arquiteto espanhol Luis Vidal, foi desenvolvido em conjunto pela Heathrow Airport Holdings Limited – a empresa que opera os quatro aeroportos britânicos (incluindo o Heathrow) -, pela Star Alliance e suas companhias associadas, com o objetivo de estabelecer a perfeição para este que está entre os mais premiados aeroportos internacionais.

Otimizadas para os viajantes diários, as instalações das 23 associadas da Star Alliance foram integradas em um nível sem precedentes, lançando as bases para a excelência de atendimento ao cliente. Uma vez que todas as companhias aéreas estiverem em um único lugar, as conexões para os passageiros em trânsito serão mais dinâmicas do que nunca no aeroporto de Heathrow, com tempo de espera padronizado em 60 minutos.

As datas de mudança das restantes 22 companhias aéreas foram cuidadosamente planejadas para garantir que cada grupo de companhias tenha tempo de incorporar as suas operações antes da mudança para as novas instalações do grupo seguinte.

Air Canada, Air China e ANA serão as próximas novas ocupantes, transferindo suas operações para o T2 a partir de 18 de junho. Em julho, Aegean, EVA Air, THAI e Turkish Airlines farão sua mudança junto com Avianca, que inaugurará uma operação entre Londres e Bogotá em 4 de julho.

Depois de um intervalo para o período das férias europeias de verão, as mudanças serão retomadas em setembro com EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Scandinavian Airlines e Singapore Airlines. Finalmente, outubro verá a chegada das companhias Air New Zealand, Asiana Airlines, Austrian, Brussels Airlines, Croatia Airlines, LOT Polish Airlines, Lufthansa, South African Airways, SWISS e TAP Portugal.

Um aspecto positivo para a viagem dos passageiros é o projeto arquitetônico do terminal, que utiliza a luz natural para criar um ambiente aberto e arejado. O seu plano aberto de check-in é adjacente à área de segurança. A saída de segurança de passageiros no nível superior, um dos dois níveis com salas de partidas internacionais, oferece uma visão clara da área externa do aeroporto.

Este é somente um exemplo do fluxo lógico de passageiros que sustenta o projeto do terminal. Partidas e chegadas dos passageiros ocorrem em diferentes níveis do edifício, guiadas por sinalização clara. Os passageiros em trânsito seguem por um corredor separado do portão de desembarque para a área de segurança e, em seguida, unem-se aos outros passageiros que também vão decolar.

A tecnologia está integrada à experiência do terminal e será usada para permitir, por completo, o controle das jornadas por parte dos passageiros. A área de check-in foi especialmente concebida para garantir a velocidade e eficiência. As companhias aéreas estão agrupadas em zonas, enquanto uma fileira de 81 quiosques self-service pode ser usada por qualquer passageiro que queira fazer seu check-in e/ou imprimir uma etiqueta antes de dirigir-se a um agente para despachar sua bagagem.

Mesas tradicionais de check-in, com serviço completo, estão preparadas para o uso da Primeira Classe, Classe Executiva e Star Alliance Gold. Passageiros premium também têm a opção de fast-track para agilizar o check-in por meio dos controles de segurança. Oito de cada 12 portões no satélite T2B permitirão o auto-embarque, ou seja, os passageiros passarão simplesmente por uma barreira mecânica para embarcar em seu voo.

Quatro lounges de companhias aéreas estarão disponíveis para passageiros premium, incluindo aqueles com status Gold Star Alliance. Eles estão localizados no principal edifício do terminal e no satélite, convenientes para que os passageiros possam relaxar perto dos seus portões de embarque.

As 23 companhias aéreas da Star Alliance que servem o aeroporto de Heathrow são Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca , Brussels Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines, Thai e United.

Juntas, elas operam mais de 121 voos por dia para 45 destinos em 25 países. Cada um desses voos atua como uma porta de entrada para a rede Star Alliance, que soma mais de 18.000 voos diários para 1.269 aeroportos em 193 países.

O centro de operações da Star Alliance em Heathrow deverá atuar como um catalisador para o crescimento do tráfego global de passageiros para Londres e para aumentar a atratividade de Heathrow como um aeroporto internacional de conexões. Isso melhorará a posição de Heathrow junto ao viajante internacional verdadeiramente frequente.

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Last Updated on junho 9, 2014 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)