Nos últimos dois anos, a TAP registrou um crescimento sustentável do número de lugares oferecidos na sua rede. Em 2018, a companhia disponibilizou mais 12% de lugares e, em 2019, a capacidade oferecida já aumentou 9,3%. Em 2020, o enfoque será consolidar e crescer nos principais destinos.
Com uma frota mais moderna e confortável no próximo ano, aeronaves do longo curso com interiores novos ou renovados e com uma frota de Airbus A321LR quatro vezes maior do que em 2019. Serão muitas as novidades para o verão europeu 2020.
O novo A321LR será utilizado no norte e nordeste do Brasil, reforçando, principalmente, as frequências para as cidades de Belém e Natal, que passarão de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos.
No Porto, entre 2017 e 2018, a TAP registrou um aumento de 20% em número de passageiros, ultrapassando pela primeira vez a marca dos dois milhões. As perspectivas são igualmente positivas para este ano de 2019, considerando que, entre janeiro e julho, a TAP já apresentou crescimento de 11%.
Assim, a TAP investirá na inclusão da quarta frequência semanal São Paulo – Porto e na novíssima Ponte Aérea entre Porto e Madrid, que contará com seis frequências diárias, mais que o dobro da oferta atual.
Será criada uma nova Ponte Aérea ligando Lisboa a Madri. Além disso, a TAP lançará uma nova rota para Santiago de Compostela, e reforça outras ligações a Espanha, acrescentando voos diários entre Lisboa e as cidades de Barcelona (seis para sete diários), Bilbao, Valência e Málaga, todos de dois para três diários, e Sevilha (de três para quatro voos diários). Também Casablanca, a maior cidade de Marrocos, contará com mais uma frequência diária à saída de Lisboa, melhorando assim a conectividade com a rede intercontinental da TAP.
A rota de Tel Aviv, que abriu este ano, é um sucesso comprovado, motivo pelo qual a Companhia aposta agora em dois voos diários, em vez de apenas um, e ambos com o moderno A321 Long Range, permitindo assim melhor conectividade de Israel com os Estados Unidos e Brasil.
O plano de rota da TAP para 2020 está naturalmente sujeito à obtenção de Slots, processo que se inicia agora em Agosto.