Início Notícias Veja os dados do 1º semestre dos aeroportos de Brasília, Florianópolis e...

Veja os dados do 1º semestre dos aeroportos de Brasília, Florianópolis e da Centro-Oeste Airports

Foto: Sérgio Sonate

O Aeroporto de Brasília, um dos principais terminais aéreos do Brasil, registrou uma boa movimentação de passageiros e operações aéreas durante o primeiro semestre deste ano. Cerca de 7,2 milhões de pessoas embarcaram, desembarcaram ou se conectaram pelo terminal aéreo da capital federal.

O fluxo ainda está abaixo de 2019, antes da pandemia, mas a retomada vem acontecendo de forma gradual. Se comprado com 2019, o movimento registrado foi 10,8% menor, mas, quando comprado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 19,5%. De janeiro a junho de 2023, o Aeroporto de Brasília operou 70 mil pousos e decolagens.

A movimentação internacional também apresentou melhora nestes seis primeiros meses do ano. Foram 258 mil passageiros em 1.700 voos. Este aumento no movimento é reflexo da retomada do voo para Lima no Peru, dos voos extras para Orlando e Miami e do aumento da frequência dos voos para o Panamá e Lisboa. Hoje o passageiro pode voar de Brasília para seis destinos no exterior.

Nos primeiros seis meses deste ano, o Aeroporto Internacional de Florianópolis movimentou quase 2 milhões de passageiros, o que representa uma recuperação de 95% em relação ao primeiro semestre de 2019, antes da pandemia. O número mostra que o terminal da capital catarinense acompanha a recuperação do setor no país.

Um dos destaques foi o crescimento dos voos internacionais, o número de passageiros que viajou ou chegou de destinos fora do Brasil superou em 13,6% o registrado no primeiro semestre de 2019. Foram 1.539 voos internacionais com ocupação média de 81%. Resultados que atraem as companhias áreas e aumentam as ofertas de rotas. Esta semana, a low cost JetSMART iniciou a venda de passagens para Buenos Aires e Santiago do Chile. A companhia inicia as operações no Aeroporto de Florianópolis no final de novembro e espera transportar 92 mil passageiros no primeiro ano de operação. Ela se junta a Gol, Flybondi e Sky que oferecem atualmente 31 voos semanais para a capital da Argentina e do Chile.

Outro indicativo da retomada do setor aéreo é o aumento de 18,7% no número de passageiros entre janeiro e junho de 2023, se comparado ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano passaram pelo aeroporto de Florianópolis quase 15 mil pousos e decolagens, o que representa um aumento de 19% em relação aos primeiros seis meses de 2022.

Seguindo o forte crescimento apresentado em 2022, os aeroportos da Centro-Oeste Airports (COA), em Mato Grosso, continuam a apresentar aumentos nos números de passageiros e de movimentação de aeronaves. No primeiro semestre do ano, mais de 1,7 milhão de pessoas passaram pelos empreendimentos, aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação de aeronaves também foi superior, com quase 25 mil aeronaves decolando ou pousando nos aeroportos – 12% a mais se comparado aos meses de janeiro a junho de 2022.

O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, foi o empreendimento que registrou o maior aumento: mais de 178 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram por lá, aumento de 43% em relação ao primeiro semestre de 2022. Em relação às aeronaves, mais de 1,300 pousaram ou decolaram – incremento de 32%.

O Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, manteve os bons resultados no primeiro semestre de 2023, com quase 1,5 milhão de passageiros, entre embarques e desembarques – aumento de 9% em relação ao primeiro semestre de 2022. Já a movimentação de aeronaves no principal aeroporto do estado foi 11% maior, com quase 23 mil pousos e decolagens.

Já no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, mais de 22 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal – aumento de 9%. Em relação ao movimento de aeronaves, o aumento foi de 3% – mais de 250 aeronaves.

Por fim, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, não registrou aumento na movimentação – os números se mantiveram no mesmo patamar do primeiro semestre de 2022: mais de 26 mil passageiros, entre embarques e desembarques, e aproximadamente 290 aeronaves pousando ou decolando.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on agosto 7, 2023 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)