A Boeing e a alemã Lufthansa AG anunciaram hoje que a linha aérea fez um pedido de 20 aviões 747-8 Intercontinental mais 20 opções de compra. A Lufthansa é a primeira linha aérea a pedir a versão para passageiros desse avião eficiente.
O pedido da Lufthansa, que totaliza, a preços de tabela, US$ 5,5 bilhões, tem previsão de entrega iniciando em 2010. Esse pedido é o componente principal do plano da linha aérea para modernizar sua frota e incrementar sua posição ecologicamente responsável.
“A Lufthansa opera uma das mais novas e ecologicamente corretas frotas do mundo”, disse Scott Carson, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “No 747-8 serão usadas inovações de última geração do 787 Dreamliner que irão aumentar significativamente as capacidades da frota da Lufthansa. Esse avião melhora a economia já obtida com o 747-400, enquanto aumenta a eficiência no gasto de combustível, reduzindo barulho e emissões. Estamos felizes que uma linha aérea prestigiosa tenha escolhido esse avançado avião”.
O 747-8 reduzirá o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono em 16%, comparado ao 747-400. Também estará abaixo do limite de oxidação de nitrogênio que está sendo implementado pelo Comitê de Proteção Ambiental em Aviação. Além disso, o 747-8 irá gerar 30% menos barulho que seu predecessor, o 747-400.
“O 747-8 é o complemento perfeito para nossa frota na categoria de 400 assentos e também em nossas iniciativas pelo meio ambiente”, disse Nico Buchholz, vice-presidente sênior da frota corporativa da Lufthansa AG. “Proteção do meio ambiente e sustentabilidade, baseadas em investimento em inovação, são elementos fundamentais de nossa estratégia corporativa. O 747-8 representa a essência dessa estratégia e supre uma necessidade de capacidade de aviões entre 300 e 550 assentos em nossa frota futura”.
O 747-8 atinge um melhor desempenho por incorporar diversas inovações do 787. As mais notáveis são o novo design da asa, motores GEnx de nova geração da General Electric, um flight deck aprimorado e um novo interior.
A nova asa integra os mais recentes avanços aerodinâmicos. Algumas características essenciais de design incluem as pontas de asa angulares de última geração, um novo sistema de flap e uma maior capacidade de combustível. Tudo isso permite que o 747-8 voe mais longe de forma mais eficiente.
“Os motores GEnx incorporam tecnologias avançadas dos nossos populares motores GE90 assim como inovações de programas de desenvolvimento e pesquisa da GE”, disse Tom Brisken, gerente geral do programa GEnx. “Estes avanços melhoram a eficiência no consumo de combustível, deduzem emissões e barulho e reduzem o custo de compra, enquanto permitem que seus clientes gerem receitas adicionais por sua capacidade de voar com mais passageiros e mais carga”.
Além do ótimo desempenho do 747-8 Intercontinental, o avião terá um novo interior com amenidades como as do 787. O interior terá nova tecnologia de iluminação, assim como novos banheiros que estão sendo desenvolvidos para o 787. Na nova entrada do 747-8, os passageiros passarão por uma estação de concierge e entrarão em um elegante e contemporâneo novo interior. Uma bela escadaria leva ao deck superior do avião. A nova arquitetura com curvas dá aos passageiros mais espaço e conforto, com mais lugar para seus objetos pessoais.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP