As gigantes asas compostas do novíssimo Boeing 787 Dreamliner foram entregues em Everett, cidade que abriga uma das fábricas da empresa, às 4:10h da madrugada de hoje – horário local.
Fabricadas pela Indústria de Aço Mitsubishi, em sua unidade em Nagóia, Japão, cada asa tem o cumprimento de 29,87m. Produzidas sob encomenda com ferramentas desenvolvidas exclusivamente para sua fabricação, as duas asas foram entregues juntas à Boeing. Seu transporte só foi possível graças ao Dreamlifter, o avião-cargueiro 747-400 especialmente adaptado para transportar peças maiores e indivisíveis. O 787 é o primeiro avião comercial a utilizar materiais compostos em sua estrutura básica e também o primeiro Boeing a apresentar asas totalmente compostas.
“Antes, nunca tinha sido construída uma asa composta deste tamanho”, disse Scott Strode, vice-presidente de produção do 787. “Isto é um tributo à nossa equipe fantástica. Nós acreditamos que o Dreamliner estabelece um novo padrão na fabricação de aviões comerciais e de como serão construídos no futuro”, declara Strode.
As asas foram imediatamente descarregadas na linha de montagem final da fábrica do 787. Os trabalhos adicionais – como a fixação das extremidades das asas e suas superfícies móveis – serão finalizados pela Boeing. A envergadura total das asas do 787 é de 60m.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP