A Boeing selecionou a Goodrich Corporation e a Honeywell para fornecer a iluminação externa do 7E7 Dreamliner. Além disso, a companhia japonesa Matsushita Avionics Systems Corporation ganhou o seu primeiro contrato para o novo avião e será responsável pela entrega do sistema de serviços de cabine.
“Ao longo deste ano, especialmente movimentado, formamos uma equipe excepcional”, declarou Mike Bair, vice-presidente e diretor geral do Programa 7E7. “Nós já definimos mais de 90% dos fornecedores dos sistemas do avião.”
Com o seu sétimo contrato de trabalho para o 7E7, a Goodrich fornecerá runway turnoff e taxi lights, assim como a iluminação da asa, do compartimento de carga e as luzes que iluminam a logomarca das companhias aéreas no estabilizador vertical do avião.
“O 7E7 usará a tecnologia High Intensity Discharge (HID)”, declarou Uwe Bloecker, presidente da Goodrich Hella Aerospace Lighting Systems. “O sistema pode diminuir os custos diretos de manutenção e estender o tempo entre reparos. Além disso, a tecnologia HID é muito mais eficiente.”
O novo contrato da Honeywell, o quarto para o 7E7, incorpora tecnologia de sinalização do avião na navegação e no sistema de iluminação anticolisão. Os novos sistemas Astreon(tm) light-emitting diode (LED), da Honeywell, foram testados para oferecer 20 vezes mais durabilidade que as luzes tradicionais e maior tempo de garantia.
“Os LEDs aumentam o ciclo de vida da iluminação tradicional, reduzindo os custos operacionais das companhias aéreas”, declarou Frank Daly, presidente da Air Transport Systems da Honeywell.
O sistema de serviços de cabine da Matsushita oferece uma interface digital para a central comum de amenidades da cabine, como o sistema de direcionamento do passageiro, a iluminação da cabine, o conjunto de diminuição gradual de entrada de luz das janelas e a central de evacuação de emergência.
“Há 25 anos, começamos a fornecer o sistema de serviços ao passageiro para o então novo Boeing 767. Hoje, continuamos parte desta equipe”, afirma Takashi Mizuma, presidente da Matsushita Avionics Systems.
FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP