Início Notícias Últimas Noticias Embraer restaura dois protótipos do avião CBA 123

Embraer restaura dois protótipos do avião CBA 123

Uma vez restaurados, os aviões serão exibidos em caráter permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, e no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

“Esta iniciativa é parte das ações para recuperação da memória histórica da Embraer e o sucesso do trabalho é resultado da dedicação e proficiência dos alunos aprendizes do SENAI”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “A experiência é positiva tanto para os alunos, que obtêm uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como para a Empresa, que tem o privilégio de conhecer profissionais do futuro e contribuir diretamente para a sua formação.”

A restauração do primeiro protótipo, matrícula PT-ZVE, cujo vôo inaugural ocorreu em 18 de agosto de 1990, será concluída em julho. O avião será apresentado nas comemorações do 40º aniversário da Embraer, em agosto, antes de ser transferido para as dependências do MAB. Já a restauração do segundo protótipo, matrícula PT-ZVB, foi finalizada neste mês de maio. Com interior configurado para 19 passageiros, como previsto no projeto original, o avião inicialmente ficará exposto aos empregados da Embraer na sede da Empresa em São José dos Campos até junho, sendo então transferido para o MUSAL, no Rio de Janeiro.

“Projetos como o restauro do CBA 123 da Embraer são oportunidades valiosas para nossos alunos demonstrarem seu conhecimento, habilidades e atitudes profissionais”, disse o Professor Fernando Gonçalves, Diretor do SENAI de São José dos Campos. “Sob a coordenação de profissionais experientes, os alunos ganham vivência em um ambiente industrial e empresarial, complementando as atividades curriculares com trabalhos práticos, dentro de normas e padrões estabelecidos.”

Coordenados por líderes técnicos da Embraer, os alunos se dedicam ao projeto em paralelo à rotina acadêmica no SENAI. As atividades envolvem instrução, treinamento e acompanhamento dos alunos, que adquirem conhecimentos em fabricação de aeronaves, técnicas de montagem e utilização de ferramentas especializadas. Durante o processo de recuperação, várias partes da fuselagem, cabine e asas precisaram ser reconstruídas com material composto.

Um acordo de cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projeto em parceria entre a Embraer e a Fábrica Argentina de Material Aeroespacial (FAMA): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil- Argentina), comercialmente denominado Vector. O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto. Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projetada com 19 assentos. A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro vôo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de agosto de 1990.

O avançado projeto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade econômica e conseqüente cancelamento da produção. O acordo de cooperação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projeto finalmente encerrado em 1995. Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on maio 29, 2009 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)