A KLM está realizando testes no Aeroporto de Amsterdã – Schiphol que envolvem a transmissão de mensagens aos passageiros via tecnologia Bluetooth (plataforma de comunicação sem fio para curta distância para aparelhos portáteis como telefones móveis e organizadores pessoais). Clientes que estejam dentro da área de alcance do transmissor e com a função Bluetooth operacional em seus aparelhos portáteis recebem mensagens da KLM.
A introdução desse sistema, denominado BlueCasting, vai ao encontro do planejamento da KLM de se conectar com seus clientes via canais de comunicação inovadores. Os testes estão sendo desenvolvidos em cooperação com a empresa Lost Boys, baseada em Amsterdã.
Atualmente, os passageiros têm recebido uma mensagem animada encorajando-os a fazer uso dos e-serviços, como o check-in online, para evitar filas. A mensagem inclui o texto “Faça seu check-in online e evite filas”. Os clientes recebem essa mensagem apenas uma vez. Se momentaneamente eles ficam fora da área de alcance do transmissor, quando retornam eles não a recebem uma segunda vez.
O teste com o BlueCasting acontecerá até o dia 4 de fevereiro no Aeroporto de Amsterdã – Schiphol. Em seguida, a KLM vai pesquisar se os passageiros desejam ser abordados dessa maneira e se outras funcionalidades podem ser adicionadas para incrementar o serviço aos clientes.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP