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Aeroporto de Guarujá (SP)

Foto: Infraero (Pedro Cavalcanti)

Operar na baixada santista é e já foi o sonho e desejo de muitos operadores aéreos. O aeroporto do Guarujá serve a cidade de Santos e está localizado na Base Aérea de Santos. Possui uma pista de 1.390m x 45m e é asfaltada. Existem obras em andamento sendo executadas pela Infraero.

De acordo com o contrato, firmado em julho de 2020, são quatro fases previstas. A primeira fase foi entregue e contempla o projeto do terminal de passageiros modular desmontável. O terminal foi projetado para atender à demanda de operações simultâneas de até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas por aeronave, ou seja, 20 a 24 passageiros no total. Atualmente, na região, somente a Azul Conecta teria essa capacidade operacional.

O projeto constitui-se na utilização de 21 containers, com dimensões de 2,40m x 6,0m, montados em módulos. A área total será de 302,40 m². O local de instalação do terminal modular fica próximo à atual área da entrada da Base Aérea de Santos. A previsão é concluir toda a 1ª Fase até junho de 2022.

O terminal modular prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.

O projeto é totalmente acessível e tem a função de atender provisoriamente a operação do aeroporto, com conforto, até que seja feita a transição para a área definitiva, prevista para a fase 3 do cronograma de desenvolvimento do Aeroporto, a ser concluída em 2023.

Até o momento, já foram realizadas manutenções em equipamentos de auxílio visual, tais como na Biruta e no Farol Rotativo, bem como no corte da vegetação que será mantido periodicamente. Serviços de topografia e sondagem já foram realizados. Os projetos de reconstrução do pavimento da pista de pouso e decolagens e drenagem estão em fase final de desenvolvimento, além da cerca operacional e sinalização horizontal já concluídos.

As outras três etapas são compostas pela Certificação Operacional do Aeródromo para Aviação Comercial Regular (fase 2 – aeronaves 2B IFR + Operação Especial ATR-72); Transferência da Infraestrutura e Operações para a área definitiva (fase 3); e aeronaves a jato de maior porte (Boeing 737-700, Airbus A319 e A320).

“A Infraero acredita no sucesso desse empreendimento tão importante para a Baixada Santista e está envidando toda sua expertise para que os obstáculos sejam superados”, afirma o superintendente de Operações, Paulo Eduardo Cavalcante.

Quem já operou voos em Santos, não necessariamente na Base Aérea? Veja a lista parcial abaixo:

DataEmpresaAeronaveRota
14/01/1925LatécoèreBreguetRio de Janeiro (Afonsos) – Santos – Paranaguá – Florianópolis – Porto Alegre (Gravataí) – Pelotas – Jaguarão – Montevidéu – Buenos Aires
01/03/1927Latécoère Fernando de Noronha – Recife – Maceió – Salvador – Caravelas – Vitória –
Rio de Janeiro – Santos – Paranaguá – Florianópolis – Porto Alegre – Pelotas – Santa Vitória do Palmar – Montevidéu – Buenos Aires
18/09/1928Syndicato CondorJunkers G-24Rio de Janeiro – Santos – Paranaguá – Itajaí – Laguna – Porto Alegre
02/03/1931Panair do BrasilSikorsky S-38Belém – Santos
24/12/1948VASP São Paulo (Congonhas) – Santos – Rio de Janeiro (Santos Dumont)
01/01/1947Linhas Aéreas WrightLockheed L-18 LodestarSantos – Rio de Janeiro (Santos Dumont)
01/01/1949Real Transportes AéreosLockheed L-18 LodestarSantos – Rio de Janeiro (Santos Dumont)
10/10/1949Varig Santos – Natal (com escalas)
29/11/1949Real Transportes Aéreos Santos – Paranaguá
07/08/1950Transportes Aéreos Catarinense Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Santos – Joinville – Porto Alegre
23/06/1951Aero GeralConsolidated PBY-5/5ASantos – Parati – Angra dos Reis – Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Vitória – Belmonte – Salvador – Aracajú – Própria – Penedo – Maceió – Recife – Cabelo – Natal
13/07/1956Transportes Aéreos Catarinense Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Santos – Joinville – Porto Alegre

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Last Updated on abril 24, 2021 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)