Início Empresas Aéreas Gol Linhas Aéreas (Brasil)

Gol Linhas Aéreas (Brasil)

A Gol foi fundada em 15 de Janeiro de 2001, em cerimônia realizada no Auditório do Hotel Hilton, em São Paulo, onde estávamos presenciando o lançamento oficial dos serviços da companhia aérea. Começou sua operação em sete cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Salvador).

No total, em 2001 operou nas cidades de Belém – Val de Cans (PA), Belo Horizonte – Confins (MG), Belo Horizonte – Pampulha (MG), Brasília (DF), Campinas – Viracopos (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba – Afonso Pena (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal – Augusto Severo (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro – Galeão (RJ), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), São Paulo – Congonhas (SP), São Paulo – Guarulhos (SP) e Vitória (ES).

Em 2002 já voava para 20 cidades com 16 Boeing 737, sendo 13 deles versão 700 e 3 versão 800. No dia 17 de março de 2002 a Gol entrou na Ponte Aérea Rio – SP, acirrando ainda mais a guerra tarifária da rota mais disputada do Brasil. Ao final de 2002 já tinha iniciado operações nas cidades de Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Manaus (AM), Maringá (PR), Navegantes (SC) e Ribeirão Preto (SP).

Em 2003 iniciou voos em Caldas Novas (GO), Londrina (PR), Maceió (AL), Palmas (TO), Presidente Prudente (SP) e São Luís (MA). Realizou seu primeiro voo internacional com fretamentos para Bariloche (ARG).

Em 24 de junho de 2004 a Gol deu início a oferta pública de ações, estreando nas bolsas de New York e São Paulo ofertando 17,6% de seu capital total e no mês de dezembro iniciou voos para Buenos Aires. No mercado doméstico iniciou voos em Aracajú (SE), Caxias do Sul (RS), Corumbá (MS), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Teresina (PI) e Uberlândia (MG). Para o exterior iniciou operações em Buenos Aires – Ezeiza (ARG) e fretamentos para Havana (CUB) e Punta del Este (URY).

Em 2005 iniciou voos em Barretos (SP), fretamento, Boa Vista (RR), Campina Grande (PB), Fernando de Noronha (PE), João Pessoa (PB), Petrolina (PE), São José do Rio Preto (SP), Uberaba (MG), Una – Hotel Transamerica (BA) eValença – Morro de São Paulo (BA), em fretamentos. Para o exterior a expansão continuou para Córdoba (ARG), Rosário (ARG) e Santa Cruz de la Sierra (BOL).

Em 2006 iniciou operações em Araraquara (SP), Araxá (MG), Chapecó (SC), Imperatriz (MA), Juazeiro do Norte (CE) e Santarém (PA). Novos destinos na América do Sul foram lançados, como Assunção – Silvio Pettirossi (PRY), Montevidéu – Carrasco (URY) e Santiago (CHI).

Parte de seu plano de redução de custos, o moderno Centro de Manutenção de aeronaves, inaugurado no dia 5 de setembro de 2006, deu maior autonomia à Gol e contribuiu para diminuir seus encargos com reparos terceirizados de aeronaves. Considerado o mais avançado do gênero na América Latina, o complexo possui 147 mil metros quadrados compostos por três hangares e mais cinco oficinas que permitem à companhia realizar a inspeção de rodas e freios, estruturas e interiores, entre outros aspectos das aeronaves e seus componentes.

Em 2007 iniciou voos em Cruzeiro do Sul (AC), Marabá (PA) e São José dos Campos (SP), no mercado doméstico, e chegou a Lima – Jorge Chávez (PER). Em 10 de fevereiro de 2007 realizou o primeiro voo de sua aeronave 737-800 SFP (Short Field Performance) na ponte aérea Congonhas – Santos Dumont. O novo modelo 737-800 SFP foi desenvolvido pela Boeing, a pedido da GOL, para ser utilizado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que tem uma das pistas mais curtas do mundo, com 1.323 metros de extensão. Em março daquele ano assumiu o capital social da VRG Linhas Aéreas, sendo que em 30 de setembro de 2008 passaram a ser uma única empresa pela reestruturação societária.

Em 2008 a Gol chegou em Cabo Frio (RJ) e Parintins (AM). Internacionalmente começou voos para Aruba – Oranjestad (ABW), Bogotá – El Dorado (COL), Cancún (MEX), Caracas – Maiquetia (VEN), Curacao – Willemstad (CUW), Porlamar (VEN), Punta Cana (DOM) e Saint Martin (MAF), alguns desses como charters.

Em 2010 iniciou operações em Bauru – Arealva (SP) e Montes Claros (MG). Novos voos internacionais, agora para Bridgetown (BRB), Buenos Aires – Aeroparque (ARG) e Orlando (USA), alguns também charters.

Em julho de 2011 adquiriu 100% da Webjet e suas operações.

Em 2012 Constantino Oliveira Junior deixou a Presidência da Gol para assumir a Presidência do Conselho de Administração. Suas operações chegaram a Miami (USA) e Santo Domingo (DOM).

Só depois de quatro anos, em 2014, a Gol voltou a abrir novas bases. Altamira (PA), Bonito (MS), Carajás (PA) e Natal – São Gonçalo do Amarante (RN) foram as novas operações da companhia. Natal foi somente troca de aeroporto.

Em 2015 iniciou operações em Fort-de-France (MTQ), Mendoza (ARG) e Paramaribo – Zamdery (SUR). Nesse ano iniciou operações em Goianá (MG).

No final de agosto (2016) inaugurou o GOL Premium Lounge, na área de embarque internacional do Terminal 2 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com projeto arquitetônico inspirado na cultura brasileira, a nova sala VIP da companhia conta com espaços modernos e diferenciados que buscam oferecer mais conveniência e conforto aos clientes com vista para o pátio de aeronaves.

Em 2017 iniciou operações em Jericoacoara (CE). No final de dezembro daquele ano recebeu a certificação Platinum no Fast Travel, categoria mais alta do programa que busca iniciativas que simplifiquem a viagem dos clientes, criada pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

O Fast Travel tem como objetivo incentivar a oferta de opções de autoatendimento, classificando as companhias aéreas de acordo com os serviços oferecidos. Considerando os resultados do programa na América Latina, a Gol é uma das empresas que melhor o implantou e está entre as 16 aéreas a alcançar a certificação no mundo.

Em 1º de janeiro de 2018 adotou um horário diferenciado para o encerramento do check-in em todos os aeroportos em que opera. Com a mudança, os clientes que efetuavam viagens em trechos nacionais deverão efetuar seus check-ins com até 40 minutos do horário de partida do voo.

O novo procedimento visa padronizar a experiência dos clientes, uma vez que alguns dos principais pontos de conexão da companhia – Brasília (DF), Galeão (RJ), Guarulhos e Congonhas (SP), já atuam desta maneira, além de garantir a eficiência da operação e proporcionar aos passageiros maior tempo para realizar o deslocamento entre o saguão de check-in e o portão de embarque. Naquele ano iniciou voos em Quito – Mariscal Sucre (ECU).

Em 2019 iniciou operações em Araçatuba (SP), Cascavel (PR), Passo Fundo (RS) e Sinop (MT).

Em 2020 abriu operações em Dourados (MS) e Vitória da Conquista (BA).

Mapa de Voos Domésticos

Mapa de Rotas Domésticas da Gol – Junho de 2020

Participação de Mercado

A Gol, até setembro de 2021, encontra-se em 3º lugar com 30% do volume de passageiros domésticos embarcados no Brasil.

Frota da Empresa

Plano de frota da Gol (2021 a 2025)

A seguir você verá a programação da Gol para a atualização de sua frota de aeronaves no período de 2021 a 2025, sempre considerando 31/12 com data alvo base de cada ano.

Fonte: GOL

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile