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GRU Airport e RioGaleão implantam solução Sita Flex, que apoiará no aumento das viagens

Foto: Alexandre Barros

O GRU Airport, Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, e o RIOgaleão, Aeroporto Internacional Tom Jobim, são os primeiros aeroportos da América Latina e Caribe a implantar a solução SITA Flex para fornecer serviços móveis aos passageiros para agilizar o check-in, o despacho de bagagem e o embarque.

A iniciativa abrange um amplo contrato de cinco anos com a SITA, provedora global de TI para o setor de transporte aéreo, que agora renova os chamados serviços de uso comum nestes aeroportos.

É visível que as viagens estão se recuperando rapidamente no País após a pandemia do COVID-19. De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o volume de passageiros domésticos aumentou 133,3% em abril de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, o mercado doméstico de passageiros do Brasil é o quarto maior do mundo: uma boa notícia para a economia do País, que foi duramente atingida pela pandemia. Neste cenário, as companhias aéreas e aeroportos que operam em território brasileiro precisarão agir com mais rapidez e agilidade para lidar com o aumento de viagens e reduzir os gargalos.

GRU Airport e RIOgaleão são os dois importantes operadores de aeroportos na região. Antes da pandemia, atendiam, por ano, cerca de 43 milhões e 13,5 milhões de passageiros, respectivamente. Na época, ambos os terminais já utilizavam a tecnologia de processamento de passageiros da SITA. A partir de agora, as companhias aéreas que operam nesses aeroportos podem se beneficiar do SITA Flex – uma tecnologia inovadora de uso comum de última geração – para acelerar o processamento de passageiros à medida que o volume de viajantes se recupera.

O SITA Flex auxilia os aeroportos e companhias aéreas a enfrentar os desafios atuais de capacidade, restrições de recursos e interrupções, pois sua plataforma baseada em nuvem permite ir além das limitações da infraestrutura tradicional de uso comum. Com a solução da SITA, em vez de balcões ou quiosques de check-in fixos, por exemplo, as companhias aéreas e aeroportos podem implantar mais serviços móveis para os passageiros, como agentes virtuais remotos em tablets ou, ainda, dar mais autonomia para os viajantes usarem seus telefones celulares para gerenciar suas viagens do começo ao fim. A arquitetura de Interface de Programação de Aplicação (API) do SITA Flex permite também a adoção de inovações existentes e futuras para o processamento de passageiros, contribuindo para preparar as operações aeroportuárias para os próximos anos.

A recente pesquisa da SITA 2022 Passenger IT Insights (Insights de TI sobre os Passageiros, em tradução livre) mostrou um apetite crescente por opções móveis e de autoatendimento, que estão diretamente ligadas aos níveis mais altos de satisfação dos passageiros. O estudo também revelou oportunidades para aumentar a adoção de tecnologia já nos estágios iniciais da viagem, como check-in e despacho de bagagem.

As duas concessionárias que operam estes aeroportos, GRU Airport e RIOgaleão, estão na vanguarda da região por implantar uma tecnologia inovadora para melhorar a experiência e a satisfação dos passageiros. Em 2018, ambos os aeroportos foram os primeiros na América Latina e Caribe a introduzir o autodespacho de bagagem, realizado pelo próprio passageiro – o SITA Smart Path Bag Drop. Além disso, também foram os primeiros aeroportos a implementar a tecnologia de uso comum para lidar com o grande fluxo de passageiros quando ocorreram os grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O contrato de cinco anos assinado com a SITA inclui um upgrade na tecnologia de processamento de passageiros, cobrindo cerca de 800 pontos de contato de uso comum, sendo aproximadamente 550 no GRU Airport e mais de 250 no RIOgaleão.

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Last Updated on agosto 25, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)