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Skymaster Airlines (Brasil)

A Skymaster Airlines surgiu em abril de 1997 como uma empresa de transporte não-regulares de carga. Em 18 de abril de 1997 recebeu seu primeiro Boeing 707. Neste ano eram dois voos Campinas – Manaus, diariamente, atendendo a um contrato da Itapemirim.

A frota cresceu e em 1998 a empresa recebia uma segunda aeronave. Em 1999 começou a atender o Banco Central e a voar para Curitiba e Porto Alegre, na região sul, Belo Horizonte, no Sudeste, e Belém na região norte, que já era atendida na cidade de Manaus através de um acordo com a empresa Itapemirim Cargo.

Em 2000 chegou o terceiro Boeing 707 com o qual expandiu seus voos. Passou a ligar Campinas a Fortaleza quatro vezes por semana. Na Rede Postal Noturna, a linha Porto Alegre – Guarulhos – Salvador – Recife e Fortaleza – Salvador – Rio – Guarulhos – Brasília – Manaus, com seis voos semanais.

Em 2001 o quarto Boeing 707 chegava e passou a atender São Luís e Teresina. Em 2002 chegava o quinto 707 e mais dois Douglas DC-8-63CF, sendo que o primeiro deles desembarcou em 22 de abril de 2002.

Em 6 de abril de 2004 chegou o terceiro Douglas DC-8. Um dos Boeing 707 foi retirado para revisão e outro teve perda, trata-se do PT-MST. A frota permanece hoje com 3 Boeing 707 e 3 Douglas DC-8 em operação.

Segundo a empresa aérea, através de seu website, são clientes da Skymaster os Correios, a Videolar, SonoPress, Granja Planalto, Expresso Araçatuba, o Banco Central do Brasil, a Varig, entre outros de menor porte.
Transportou no ano de 2004 a quantidade de 65.598.650 toneladas de carga, sendo que 36.862.260 foram por parte dos Correios. Foram 3049 voos de carga realizados durante o ano de 2004 com um consumo de 88.944.968 litros de combustíveis.

No Brasil a operação de transporte de cargas para os correios sofreu uma grande evolução de 2003 para 2004. No total o transporte gerou 123.664.778t/km sendo que a Skymaster foi responsável por quase 30% deste volume.

Em 26 de dezembro de 2003 a empresa venceu uma licitação dos correios para o transporte de carga no valor de R$ 56 milhões de Reais por um ano de contrato. Segundo os auditores da Controladoria Geral da União, o contrato da Skymaster deu um prejuízo de R$ 21 milhões de Reais aos Correios.

A Rede Postal Noturna é formada por 27 linhas contando com a participação de 10 companhias aéreas, entre elas, a Skymaster Airlines, que começou a operar a Rede Postal Noturna em 2000, com a retirada da Vasp, por não apresentar a Certidão Negativa de Débito com a Receita Federal e a Previdência Social. No final de 2001 a Transbrasil contratou a Skymaster para operar as rotas da RPN devido sua situação difícil no mercado. As rotas da Transbrasil foram herdadas com a quebra da companhia.
Polêmicas à parte a Skymaster planeja ampliar suas operações e passar a atender Porto Alegre e ampliar seus voos para o Nordeste.

Fontes de Informação: DAC – Departamento de Aviação Civil, Canal dos Transportes, Site Skymaster Airlines, Site Licitação.com.br, Presidência.gov.br e arquivo Aviação Brasil.

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Last Updated on julho 11, 2020 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)