Tampa Cargo (Colômbia)

Companhia antecedeu a Avianca Cargo e operou quatro Boeing 767-241ERF ex Varig

Foto: Alexandre Barros

A Transportes Aéreos Mercantiles Panamericanos S.A., operando como Tampa Cargo, era uma companhia aérea de carga com sede no Aeroporto Internacional José María Córdova em Medellín, Colômbia.

Era uma companhia aérea especializada em transporte de flores da América Latina para Miami, bem como carga geral nas Américas.

Possuía hubs no Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), Bogotá, Aeroporto Internacional José María Córdova (MDE), Medellín, Aeroporto Internacional Ernesto Cortissoz (BAQ), Barranquilla e Aeroporto Internacional de Miami (MIA).

A companhia aérea foi fundada por Luís H. Coulson juntamente com Orlando Botero Escobar e Anibal Obando Echeverri. Ela iniciou suas operações em 11 de março de 1973 com um Douglas DC-3.

Passaram pela frota da companhia ainda dois Douglas DC-6, um Douglas DC-8-55F, um Douglas DC-8-63F, cinco Douglas DC-8-71F, sete Boeing 707-300F, quatro ex Varig Boeing 767-241ERF, um Boeing 767-381F e um Airbus A330-243F.

Em 1984 possuía 145 funcionários e atendia voos para os Estados Unidos com 2 Boeing 707-320C. Com a chegada da terceira unidade em 1986 a Tampa passou a operar seis voos semanais entre Bogotá e Miami. Em 1989 recebeu um quarto Boeing 707 e um Canadair CL-44, substituído em 1990 por um Douglas DC-8.

Em 1993 a Tampa operava para as cidades de Bogotá, Cali e Barranquila, na Colômbia, além de Lima, Quito, Panamá, Caracas, San José, San Juan, Miami, New York, Londres e Bruxelas, com uma frota de 5 Boeing 707 e 2 DC-8-71F. Em 1996 a Martinair, da Holanda, adquiriu 40% das ações da empresa.

No ano 2000 a Tampa retirou os Boeing 707 de operação e recebeu um Douglas DC-10-30F que juntaram-se aos 3 Douglas DC 8. Em 2002 mudou sua administração para a cidade de Medellin e em 12 de junho lançou o voo Bogotá – Santiago.

Naquele ano assinou contrato com a Gecas para receber quatro Boeing 767-200 Cargueiros, estas aeronaves antes eram operadas com passageiros na Varig. Em setembro de 2004 recebeu a primeira dessas aeronaves que foi convertida para cargueira. Em agosto de 2006 passou a atender Manaus e Los Angeles.

Em 2008 foi adquirida pela Avianca, que pertence ao grupo Sinergy, e encomendou 4 Airbus A330-200F. Alterou seu nome para Avianca Cargo em 2013.

Abaixo o histórico de movimentação de embarque e desembarque de carga da companhia em sua operação de e para o Brasil, de 2001 a 2016.

Produção Aviação Brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on setembro 16, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)