A Boeing e a Emirates SkyCargo finalizaram hoje um pedido para 10 aviões cargueiros Boeing 747-8, durante uma cerimônia oficial no Departamento de Aviação Civil de Dubai. A assinatura do contrato foi feita pelo Sheik Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, chairman e CEO da Emirates, e pelo diretor de vendas da Boeing em Dubai, Ken Schulz.
“As oportunidades de fornecimento de serviços e soluções de carga customizadas têm crescido muito em Dubai”, explicou o Sheik Ahmed. “Além disso, desenvolver esse lado do nosso negócio é fundamental para que a Emirates mantenha uma posição de liderança entre as linhas aéreas mundiais e nós aproveitaremos as vantagens oferecidas por esses novos cargueiros Boeing de maior capacidade”.
Os dez cargueiros 747-8 estão valorizados em US$ 2,8 bilhões a preços correntes e já estavam no website da Boeing de pedidos e entregas como de um cliente não identificado. A Emirates SkyCargo começará a receber os cargueiros em 2010. O 747-8F tem um design avançado que oferece maior eficiência na operações de carga globais, que são amplamente baseadas na família de aviões cargueiros 747.
“A Boeing gostaria de congratular a Emirates SkyCargo por seu sucesso”, disse Schulz. “Nós estamos confiantes que o 747-8 trará economia e confiabilidade para ajudar a Emirates a expandir seu negócio pelo mundo”.
A Emirates SkyCargo escolheu o 747-8F para lidar com uma crescente demanda de capacidade e flexibilidade operacional. O 747-8F é estabelece o padrão da indústria com seu mais baixo custo de viagem e uma capacidade de payload de 140 toneladas, tudo isso ainda com menos barulho e menos emissões o meio ambiente.
Os novos 747-8 da Emirates colocam a aérea em boa posição para aproveitar o crescimento regional e internacional do mercado de carga. O tráfego de carga aérea, desde o Oriente Médio, significa 5,8% da carga mundial e quase 5% da receita mundial em 2005.
Estabelecida em 1985, a Emirates SkyCargo, a divisão de carga aérea da empresa Emirates Airline, oferece diversas soluções para mais de 80 destinos mundiais e tem uma das frotas mais novas em operação hoje. A companhia também fez um pedido para oito cargueiros Boeing 777, que serão entregues em 2008.
O cargueiro 747-8 supera o melhor da categoria, o 747-400F, com 16% a mais de capacidade de payload, por sua estrutura mais larga que permite o carregamento de sete pallets adicionais.
Além disso, tanto o cargueiro 747-8, como o 747-8 Intercontinental (para passageiros) consomem menos combustível por seu design melhorado da asa e novos motores – GEnx da General Electric, que são mais eficientes no consumo combustível e têm custo operacional menor que outros motores. Incluindo o pedido de hoje, 44 cargueiros 747-8 foram comprados por cinco clientes desde seu lançamento em novembro de 2005.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP