A Lufthansa Systems implementará o SAP R/3 IS AD, sistema integrado de comércio eletrônico, em todos os procedimentos de gestão de materiais da Varig Engenharia e Manutenção S.A. (VEM), a subsidiária da empresa aérea brasileira VARIG responsável pelos serviços de manutenção de aeronaves. As duas parceiras firmaram o respectivo contrato no final de fevereiro. A atuação da Lufthansa Systems como centro de competência SAP de longa data foi decisiva para o desenvolvimento do SAP. A VEM, por sua vez, é especializada em manutenção, reparos e revisão de aeronaves e seu foco principal é o mercado externo, além daquele formado pelos clientes da Varig.
Com a VEM, a Lufthansa Systems ganha mais um importante cliente no mercado latino-americano. Até o presente momento, a prestadora de serviços IT atende, nesta região, às empresas aéreas Mexicana, ACES, VARIG e ARGentina. A Lufthansa Systems tem escritórios no Rio de Janeiro, em Buenos Aires e, em breve, na Cidade do México. A demanda por soluções IT (tecnologia da informação) efetivas continua crescendo, devido às constantes reestruturações e à concorrência cada vez mais acirrada no mercado de transporte aéreo latino-americano.
O contrato firmado entre Lufthansa Systems e VEM compreende a implementação do SAP R/3 IS AD na empresa brasileira especializada em manutenção, reparos e revisão. A migração para a solução SAP permite que a VEM amplie maciçamente a sua oferta nesta área de prestação de serviços. O planejamento integrado de recursos para reparos e revisões resulta na redução significativa de custos e da permanência dos aviões em terra. O sistema reúne de forma ideal todos os procedimentos de gestão de materiais, desde a compra e a armazenagem até o monitoramento, por meio dos módulos SAP de controlling e contabilidade. Funções modernas de comércio eletrônico permitem a automatização dos pedidos de acordo com o estoque existente, ao mesmo tempo em que disponibiliza o número necessário de funcionários.
Outra vantagem é a integração dos horários de vôo – e, com isso, a da permanência em terra das aeronaves –diretamente a partir do sistema de operações das empresas aéreas, o que permite que a manutenção seja planejada da maneira mais eficiente possível. Ao modernizar a área de IT da prestadora de serviços de manutenção, reparos e revisão brasileira, a Lufthansa Systems dá continuidade a sua estratégia de expansão mundial, onde a central na Alemanha fornece o know-how essencial e os escritórios regionais acrescentam os seus conhecimentos do mercado local. “Para nós, a implementação do SAP R/3 IS AD como terceiro grande projeto SAP no grupo VARIG depois da introdução dos módulos de contabilidade financeira e de recursos humanos, é motivo de grande orgulho”, comentou Hartmut Klose, diretor geral da Lufthansa Systems para a América Latina & Caribe por ocasião da assinatura do contrato.
“Já provamos a nossa competência ao implementarmos ‘on-time’ e ‘on-budget’ os dois primeiros grandes projetos de IT com conhecimentos detalhados dos procedimentos das empresas aéreas. Mais uma vez, a nossa estratégia de nos mantermos próximos aos nossos clientes locais provou ser a mais acertada.”
A VEM pretende usar as vantagens que o projeto lhe proporciona para competir no acirrado mercado das empresas aéreas. “Confiamos a modernização dos nossos serviços de IT à Lufthansa Systems porque ela reúne os conhecimentos detalhados dos procedimentos de manutenção, reparos e revisão com as mais modernas soluções de IT existentes”, declarou Ernesto Zanata, diretor de IT da VEM. “Em especial a sua origem e estreita relação com uma das mais renomadas empresas aéreas do mundo nos dá a garantia de que a VEM tem em mãos um instrumento de alto nível que permitirá que ela desempenhe um papel importante no mercado de manutenção, reparos e revisão.”
FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP