A LAN – companhia que integra um dos principais conglomerados do setor aéreo da América Latina – registrou maior movimento de passageiros no mês de outubro, conforme o último relatório estatístico de tráfego e indicadores de pontualidade divulgado pela empresa. O tráfego de passageiros aumentou 24,6%, e a capacidade cresceu 20,5%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 2,5%, atingindo 75,9%.
O movimento nos vôos internacionais (passageiros/km) cresceu 27,4% e a capacidade aumentou 21,1% (fator de ocupação aumentou 3,8%, atingindo 77,3%). A capacidade nas rotas de longa distância cresceu principalmente devido a um aumento nas operações para Europa, Ásia e Estados Unidos e foi compensado parcialmente por uma redução da oferta no Caribe. O incremento da capacidade das rotas de curta distância ficou enfocado no tráfego regional e nas operações do mercado doméstico no Chile, Argentina e Peru.
O movimento nos vôos domésticos registrou aumento de 8,6% e a capacidade cresceu 17,4%. Como conseqüência, o fator de ocupação diminuiu 5,4%, alcançando 67,3%.
Também em outubro, o tráfego de carga aumentou 3,4% e a oferta cresceu 4,3%. O fator de ocupação diminuiu 0,6%, atingindo 68,5%. As cifras refletem um incremento no volume de exportações do Peru e de importações registrados na região que contrastou com as baixas exportações do Brasil e do Chile.
Já no item pontualidade, 90,1% do total de vôos da empresa decolaram no horário. Este porcentual representa um aumento de 7,6 pontos em relação a outubro de 2005.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP