O Brasil ocupa hoje posição de destaque no cenário mundial no que se refere ao mercado de helicópteros e os serviços relacionados à ferramenta de transporte. Segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), nos últimos dez anos o setor registrou crescimento na ordem dos 60%, saltando de 791 para 1.225 aeronaves, 528 delas registradas em São Paulo. Seja na otimização do tempo com o uso do táxi aéreo por executivos e empresários, como opção de transporte rápido e seguro, até a exploração de petróleo na camada do pré-sal, que vem exigindo pilotos experientes em voos offshore para pouso nas plataformas, o cenário é promissor e promete se manter aquecido para as empresas que se comprometerem em investir e assegurar qualidade aos serviços.
Atenta as necessidades no mercado nacional, a Go Air, empresa especializada em formação de pilotos, táxi aéreo e manutenção de helicópteros inaugura sua nova fase, após um ano e meio de investimento pesado em infraestrutura, treinamento de mão-de-obra e novos equipamentos. O objetivo é manter a excelência da empresa nas suas três áreas de atuação. “Passamos por um período de transição em todos os aspectos para nos alinhar com as prioridades do mercado de helicópteros no período atual e hoje podemos afirmar que temos uma das empresas mais bem preparadas e estruturadas do País em prestação de serviços na área”, destaca o diretor presidente da empresa, comandante Sérgio Zanchetta, que agrega à sua gestão a frente da Go Air os mais de 30 anos de experiência como piloto de helicópteros.
Localizada no Campo de Marte, a Go Air conta com 22 funcionários divididos nas três áreas de atuação, 700 m2 de área construída, com área VIP destinada ao táxi aéreo para acesso reservado à área de embarque e 1.200 m2 de pátio de manobras, o que assegura maior segurança em pousos e decolagens. Atualmente, a empresa possui em sua frota 04 helicópteros Robinson 22 (R-22) destinada à Escola de Aviação Civil para Pilotos de Helicópteros, além de outras aeronaves. Todo o trabalho e investimento da empresa estão focados na segurança de voo, um dos diferenciais da Go Air, que se mantém alinhada a prioridade das principais associações de helicópteros do mundo desde o início da expansão mundial dos helicópteros em meados de 1948.
A preocupação com a segurança e prevenção de acidentes reflete no perfil dos profissionais da empresa e na demanda dos alunos. Todos os pilotos instrutores possuem no mínimo 1.500 horas de voo. Em um ano, o número de alunos da Escola de Formação para Pilotos de Helicópteros da Go Air cresceu 30% na comparação com 2008, quando as mudanças começaram. “Nosso objetivo é formar bons profissionais, bons aviadores. Pela minha experiência como piloto, sei da importância em se trabalhar a segurança de voo desde a instrução até o longo da carreira. Existe demanda no mercado, mas a exigência é por pilotos bem preparados. É para preencher a lacuna por aviadores que a Go Air tem investido. A ideia é oferecer não só o curso de Formação, mas também dispor de ferramentas que contribuam com a atualização profissional dos pilotos ”, explica Zanchetta, ao detalhar a estrutura disponibilizada para os alunos, que inclui auditório próprio para realização de treinamentos, seminários e palestras de relevância para a área, tais como o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), Regulamentos de Tráfego Aéreo (RTA) e Metereologia. Ainda na linha do comprometimento com a formação, a Go Air promove a integração dos pilotos mais experientes com os novatos em salas de pilotos equipadas com Cartas de Voo, computadores, conexão wireless e visão para o hangar e a oficina mecânica. Além disso, conta com alojamento para hospedar alunos de todo o País e até mesmo do litoral e do interior do Estado, que comumente buscam a Go Air. “Já formamos mais de 400 alunos e nossa expectativa é triplicar este número até o final de 2010”, acrescenta.
A Go Air é representante no Brasil da Robinson, maior fabricante mundial de helicópteros. O Centro de Serviços Robinson da Go Air lidera o mercado em número de clientes. Atualmente, a empresa responde pela manutenção de 60% dos helicópteros da marca que voam hoje no País. A demanda do mercado é resultado do profissionalismo e comprometimento da equipe envolvida no Centro de Serviços, que acumula mais de 14 anos de experiência na área e trabalha exclusivamente com equipamentos originais. A capacitação dos profissionais é um dos diferenciais da Go Air também no que se refere à manutenção, uma vez que a empresa é uma das únicas no País a dispor de um departamento interno de Controle Técnico de Manutenção (CTM), com profissional especializado na área e com fluência na língua inglesa para poder dar o suporte necessário aos clientes em caso de possíveis dúvidas técnicas relacionadas à aeronave, uma vez todos os documentos originais estão no idioma oficial do fabricante, que é o inglês.
Outra especialidade da empresa na área de manutenção é o serviço de Over haw, exigência de fábrica no quesito segurança a cada 12 anos ou 2.200 horas de voo do helicóptero. A GO Air é reconhecida no mercado pela agilidade na entrega do serviço, em prazo recorde de até 30 dias, graças a infraestrutura disponível na área de manutenção que permite o over haw de mais de um equipamento ao mesmo tempo, com número aproximado de até quatro profissionais exclusivos para casa aeronave.