A Pluna apresentou os principais indicadores de negócios do último ano fiscal encerrado em junho passado. A transformação da empresa, iniciada há quatro anos, contemplou a renovação total da frota e resultou no aumento da quantidade de passageiros. O número triplicou no período, totalizando 1.150.000 passageiros.

Em 2007, a Pluna conectava 7 destinos com 95 frequências e hoje conecta 16 destinos com 265 frequências semanais. Jorge Lepra, Gerente Geral da empresa, destacou que, “nos últimos quatro anos, aumentamos nosso quadro de funcionários em 30% e alavancamos os investimentos em capacitação, somando USD 6 milhões”.

Esta mudança é resultado de um novo modelo de negócios, em que os acionistas privados investiram USD 30 milhões, e o estado do Uruguai, USD 5 milhões. A Pluna tem investido mais de USD 350 milhões desde 2007.

Em relação ao resultado operacional, a empresa apresentou pela primeira vez, desde 1999, um resultado positivo, que foi de US$ 4,2 milhões, o maior desde a criação da Sociedade Anônima em 1995.

Para 2012, o presidente da empresa, Matías Campiani, destacou o desenvolvimento do mercado com novas frequências no Brasil e voos domésticos no Chile. O executivo expressa também sua preocupação com o “bloqueio aéreo” imposto pela Argentina, violando o “Acordo de Fortaleza”, composto pelo Uruguai e outros países para o desenvolvimento de voos.

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