A320_MSN_5548_LAN_Shark_StartA_05__2_

A Tam recebeu seu primeiro Airbus A320 com sharklets, dispositivos instalado nas extremidades das asas para reduzir sua resistência aerodinâmica. O sharklets permite melhorar a capacidade de decolagem das aeronaves, aumentar a eficiência no uso do combustível, diminuir as emissões de CO2 em até 4%, além de reduzir o ruído.

“A aviação comercial emite 2% do CO2 mundial. Na Tam e na LAN, estamos constantemente comprometidos em reduzir desse número com ações concretas. A instalação de sharklets em toda a nossa frota Airbus A320 é um investimento do qual estamos muito felizes, pois nos permitirá operar com um menor impacto ambiental”, ressalta Justin Siegel, gerente sênior de Projetos do Grupo LATAM Airlines.

Entre 2013 e 2017, Tam e LAN receberão mais de 100 aviões com esta tecnologia. A instalação dos sharklets nestes aviões exigiu um investimento de aproximadamente US$ 100 milhões. A Tam recebeu hoje um destes aviões, que será operado em rotas domésticas, enquanto a LAN receberá dois destes aviões neste mês, que também serão operados apenas nas rotas domésticas da companhia no Chile.

“Estamos muito orgulhosos de entregar a última versão de nosso melhor modelo dentro da família A320, que incluí sharklets. Estamos confiantes de que ajudaremos a Tam e a LAN a alcançar um uso mais eficiente de combustível e a ter uma operação cada vez mais ecológica”, comenta Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para América Latina e Caribe.

Cabe destacar que, além de modernizar seus atuais aviões A320, Tam e LAN também tem encomendas para, respectivamente, 22 e 20 novas aeronaves Airbus A320neo, que serão entregues entre 2016 e 2018.

O A320neo é uma nova opção dentro da família A320 e incorpora motores mais eficientes, além dos sharklets em suas asas. Esta combinação proporcionará até 15% de economia de combustível, entre outros benefícios, o que equivale a uma redução de 3.600 toneladas de CO2 por aeronave.