Na última Farnborough Air Show, que acontece no Reino Unido, Lan e TAM, de acordo com a pesquisa World Airline Survey, realizada anualmente pela SkyTrax, renomada empresa inglesa de estudos de mercado, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria “Melhor Atendimento da América do Sul”.
Mauricio Amaro, presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines, afirmou: “O investimento em uma frota de aeronaves modernas, bem como o compromisso de centenas de funcionários que compartilham o objetivo de fornecer diariamente um atendimento excelente, é o que nos torna favoritos entre os passageiros. Por isso, estamos muito orgulhosos de ver que a Lan e a TAM estão sendo reconhecidas novamente como as melhores companhias aéreas da nossa região. Esses prêmios refletem a opinião de passageiros experientes, e essa é a maior motivação que podemos receber”.
Nos últimos seis anos, as duas companhias vêm se alternando entre os primeiros lugares na categoria de “Melhor Companhia Aérea da América do Sul”. Em 2009 e 2010, a Lan ficou em primeiro e a TAM em segundo. Em 2011 e 2012, a TAM foi a grande vencedora da categoria e a Lan ocupou o segundo lugar. Em 2013, a Lan ficou em primeiro e a TAM foi classificada em segundo.
Este ano, a cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no famoso Wind Tunnel, na Inglaterra (antigo Royal Aircraft Establishment), durante a feira Farnborough Air Show. Trata-se de um lugar histórico para o mundo da aviação, onde foram testadas inúmeras aeronaves, desde o Spitfire até o Concorde. Devido à premiação, o local foi aberto ao público pela primeira vez em 50 anos.
A cerimônia é mundialmente conhecida no setor aéreo por premiar as melhores companhias segundo a opinião de mais de 18 milhões de passageiros de mais de 160 nacionalidades.
Os prêmios e o estudo da SkyTrax, denominado World Airline Survey, são considerados a principal ferramenta de referência sobre os níveis de satisfação das companhias aéreas no mundo, constituindo um formato de análise único que considera a opinião dos passageiros.
Os prêmios SkyTrax avaliam a experiência dos clientes em terra e a bordo. São 40 critérios relacionados à qualidade do produto e aos níveis de serviço avaliados: desde o check-in e o processo de embarque até a comodidade dos assentos, as condições da cabine, as refeições, o entretenimento de bordo e os diversos aspectos do serviço. Nesta edição, foram avaliadas 245 companhias aéreas internacionais.