A Alitalia escolheu o Sabre como seu fornecedor preferencial de tecnologia, e que contribuirá para seu programa de modernização “Reinventando Alitalia”, recém-anunciado para a imprensa. Como parte deste acordo de longo prazo a Alitalia migrará seus sistemas para o Sabre e sua tecnología Software-as-a-Service (SaaS), desenvolvida para atender as operações fundamentais em toda a companhia aérea. A principal migração tecnológica será o inovador sistema de reserva de passageiros, SabreSonic® Customer Sales & Service (CSS).
Ao implementar o portfolio de recursos do Sabre e sua tecnologia para comercialização de serviços, Alitalia começa uma profunda transformação que permitirá ser reconhecida como uma companhia aérea inovadora, focada em oferecer serviços personalizados para cada passageiro. Alitalia também acessará recursos e análise de dados, que vão se traduzir em novas oportunidades de receita e controle dos custos operacionais, necessários para revitalizar o seu negócio e serviços em um prazo programado de dois anos.
Silvano Cassano, CEO da Alitalia, disse: “Estamos reinventando Alitalia. Com um plano de médio prazo, esperamos que nossos passageiros experimentem os serviços de uma companhia aérea bem sucedida na indústria, e revitalizada por uma nova identidade comercial. A iniciativa é extremamente importante e a tecnologia vai aportar uma contribuição fundamental para alcançar nosso objetivo. Sabre é um fornecedor de soluções reconhecido na indústria, com o portfólio mais abrangente de tecnologias para o setor da aviação comercial. Sua plataforma integrada dispobilizará para nós uma visão centralizada de todas as nossas operações, a fim de criar alta performance e satisfação para os nossos clientes”.
Tom Klein, presidente e CEO do Sabre, comentou: “Alitalia é uma das principais companhias aéreas na Europa, e tem adotado um ambicioso plano para o futuro que inclui inovação tecnológica. No Sabre temos o prazer de trabalhar em estreita colaboração com a Alitalia, para auxiliá-la na identificação de estratégias que impulsionarão seu negócio e permitirá à empresa controlar os custos operacionais, e tornar-se mais eficiente. Essa colaboração também nos permitirá explorar o potencial do software para atender os passageiros e garantir a sua escolha. Este acordo irá contribuir de forma significativa na crescente presença do Sabre na região europeia”.
Além do novo sistema de reservas, a Alitalia vai implementar sistemas de controle de partidas do Sabre, úteis para gerenciar check-in e embarque de passageiros nos aeroportos, combinado com o software de marketing, planejamento, controle de inventário e revenue management. Em termos de operações técnicas, usará soluções para gestão de tripulações e terminais aéreos, como recurso de informação em tempo real para obter uma visão geral de voos programados, operações de voo, acordos de codesharing e gestão de receitas.