O Grupo Air France-KLM fez um pedido firme para quatro aeronaves Airbus A350Fs, o novíssimo cargueiro de fuselagem larga da Airbus, a ser operado pela Martinair Holland NV, uma companhia aérea de carga holandesa com sede e sede no aeroporto Schiphol de Amsterdã, e parte do Grupo KLM.
O A350F permitirá que a companhia aérea aposente seus cargueiros de geração mais antiga e os substitua por uma aeronave de carga limpa que oferece um grande passo em direção a operações de carga mais sustentáveis.
“Estamos muito satisfeitos em dar este grande passo para o A350F. Ele acelera as ambições de sustentabilidade da Air France KLM Martinair Cargo com uma melhoria significativa nas emissões de combustível e em conformidade com o mais rigoroso Capítulo 14 da ICAO para ruído e CAEP 8 para NOx. Estamos preparados para o futuro!” disse Adriaan den Heijer, vice-presidente executivo da Air France KLM Cargo e diretor administrativo da Martinair.
A Martinair opera no Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, com o Boeing 747-400, da KLM Cargo. A tendência é de que esse voo seja operado com as novas aeronaves, assim que as receberem.
“Outro endosso do A350F, e ótimo também! Estamos muito satisfeitos em ver o A350F entrar no mundo KLM/Martinair, confirmando a relevância que esta mais moderna aeronave de carga de longo alcance e alta capacidade traz para o segmento de frete aéreo. Estou muito satisfeito com a maneira como nosso programa está decolando. Com 50% menos ruído e 40% menos queima de combustível e emissões de CO 2 em comparação com a geração anterior de aeronaves que está substituindo, isso não é uma surpresa! Agradecemos ao Grupo Air France-KLM por sua confiança contínua.” disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International.
O A350F é baseado no líder de longo alcance mais moderno do mundo, o A350. A aeronave contará com a maior porta de carga do convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga. Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso mínimo de decolagem de 30 toneladas mais leve, que junto com motores Rolls-Royce eficientes geram uma vantagem de pelo menos 20% menor queima de combustível e emissão de CO 2 em relação ao seu atual mais próximo compe titor .
A entrega à Martinair será feita a tempo de atender aos mais recentes padrões de emissões de CO 2 da ICAO que entrarão em vigor no final de 2027 . Com uma capacidade de carga útil de 109 toneladas (+3t de carga útil / 11% a mais de volume que a concorrência), o A350F atende a todos os mercados de carga (expresso, carga geral, carga especial…).
Lançado em 2021, o A350F registrou 35 pedidos de sete clientes.