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Subject: Projeto de TI da TAM é indicado entre os melhores de 2003 View Full Header
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Date: Fri, January 23, 2004 1:45 pm
To: undisclosed-recipients:;
Priority: Normal
Projeto de TI da TAM é indicado entre os
melhores de 2003
Sistema DOV (Despachantes Operacionais de Vôo), desenvolvido pela companhia, está
entre os sete melhores cases publicados pela
Information Week
São Paulo, 23 de janeiro de 2004 – O setor de TI da TAM foi escolhido como um dos
destaques da quinta edição do prêmio “Melhor Uso
de Tecnologia da Informação 2003”, realizada pela Information Week, após votação dos
cases publicados na revista durante todo o ano
passado.
A TAM foi indicada pelo projeto conhecido como DOV (Despachantes Operacionais de
Vôo). Colocado entre os sete projetos mais bem
votados por um grupo qualificado de CIOs, consultores da aérea e equipe editorial da
Information Week, o case da TAM foi premiado
por realizar um projeto “muito importante para o negócio e a imagem da empresa”.
O sistema da TAM transforma a documentação de vôo necessária na decolagem de uma
aeronave em dados eletrônicos, incluindo
informações de rota, distribuição de carga, bagagem e abastecimento de combustível.
Essa documentação permite que, automaticamente,
o check-in de passageiros e cargas alimente os dados necessários para que a Central
de Despacho de Vôos calcule a distribuição nos
porões da aeronave.
A elaboração desse material custa tempo e dinheiro. A TAM criou um sistema inédito
capaz de disponibilizar toda essa documentação
para o piloto em um tempo menor, com informações mais precisas, com menos tráfego de
papel e redução de custos.
Para desenvolver e implantar o sistema, a TAM levou um ano e meio e investiu R$ 500
mil. Anteriormente, boa parte desse processo era
manual. Os dados exigidos eram inseridos no computador pelos DOVs e depois impressos
em folhas de papel, que precisavam ser
transmitidas às bases da TAM por fax para, então, chegar às mãos do comandante do vôo.
A principal vantagem do sistema desenvolvido pela TAM é a sua integração com os
outros sistemas corporativos da companhia,
principalmente o de check-in e o de cargas (TAM Express). Cada vez que se faz o
check-in de um passageiro ou o despacho de uma
carga, os dados sobre os pesos a serem embarcados vão para o sistema. No momento em
que o despachante operacional de vôo elabora a
documentação para a tripulação, ele recebe automaticamente essas informações para
efetuar balanceamento da aeronave.
Os procedimentos também ficaram menos burocráticos. O sistema disponibiliza um canal
de comunicação on-line com as bases, reduzindo
gastos com papel e com ligações telefônicas. O sistema foi elaborado em plataforma
Oracle. O banco de dados armazena todas as
informações e permite a consulta da documentação de cada vôo realizado pela
companhia com muita rapidez. Tudo isso com o uso de
tecnologia moderna e segura, uma característica da TAM.
FONTE: TAM – Aviação Brasil – São Paulo/SP