A Embraer, uma das maiores empresas do setor aeroespacial no mundo, irá lançar, no dia 9 de fevereiro, a aeronave EMB 190, com capacidade para abrigar entre 98 e 106 passageiros. Vale destacar que o presidente Lula comparecerá ao evento.
Este modelo será uma forma de competir diretamente com os dois maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a norte-americana Boeing e o consórcio europeu Airbus.
Como o EMB 190 foi feito para este segmento de mercado específico, a entrada da Embraer neste mercado será vantajosa para a empresa. Isto porque os modelos concorrentes são apenas adaptações de aviões pré-existentes.
No caso da Boeing, trata-se de uma remodelação do 717, enquanto o da Airbus, o A-318, é uma reformulação dos modelos A-319 e A-320.
O EMB 190 já foi encomendado pelas companhias aéreas Air Canada e Jet Blue. A primeira fez pedidos firmes de 45 jatos, mais a opção de compra de 45 outros, num contrato de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.
Já a Jet Blue fez 100 pedidos firmes do jato, e ainda 100 opções de compra da aeronave, o que poderá render à Embraer aproximadamente US$ 3 bilhões. Vale destacar que os jatos têm data prevista de entrega em 2005.
FONTE: Embraer – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS