A linha de montagem do Airbus A380 em
Toulouse, França, será inaugurada pelo primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin amanhã, numa cerimônia que contará com
4.300 convidados, incluindo clientes, membros de governos, fornecedores e funcionários.
A cerimônia vai celebrar e
agradecer a todos os envolvidos na construção do Airbus A380. Ela terá lugar dentro das instalações, batizadas com o nome de
Jean-Luc Lagardère, co-presidente da EADS (principal acionista da Airbus) na época do lançamento do A380.
O prédio de
montagem do A380 é um dos maiores do mundo, medindo 490 x 250 m e tendo uma altura de 46 metros. Ele é o maior entre
diversos prédios daquele conjunto, que tem mais de 32.000 toneladas de aço em sua estrutura, o equivalente a 4 vezes a Torre
Eiffel, e mais 250.000m³ de concreto.
As diversas seções do Airbus A380 são unidas num único local (pela primeira para a
Airbus), e depois o avião segue sobre suas próprias rodas para outros três locais do mesmo prédio para testes. As
instalações têm espaço para expansão, com uma segunda posição de montagem e outros três locais de testes, que funcionarão no
início como hangares. O conjunto terá posteriormente espaço para estacionar 10 A380. As instalações da Airbus neste local
representam um investimento de 360 milhões de euros (US$ 428 milhões).
Lançado em dezembro de 2000, o Airbus A380 oferece
a solução ao desafio enfrentado pelas empresas aéreas, aeroportos e centro de controle de tráfego aéreo, representado pela
duplicação da demanda de passageiros a cada 15 anos. O A380 tem normalmente 555 lugares em 3 classes (primeira, executiva e
econômica), e pode voar distâncias de 15.000 km/8.000 m.n..
A liderança tecnológica da Airbus, mais a economia de escala
obtida, significam que o A380 será o avião mais eficiente do mundo, com os menores custos diretos de operação (15 a 20%
menores do que os do maior avião hoje existente), oferecendo mais espaço e poltronas mais largas em todas as
classes.
Projetado para utilizar os aeroportos atuais, o Airbus A380 vai conviver bem com o meio-ambiente, gerando menor
ruído e menos gases poluentes que o maior avião atual, além de usar pistas mais curtas.
O A380 já recebeu 129 encomendas
firmes de 11 importantes clientes (Air France, Emirates, Federal Express, ILFC, Korean Air, Lufthansa, Malaysia Airlines,
Qantas, Qatar Airways, Singapore Airline e Virgin Atlantic Airways, sendo o programa de maior sucesso feito pela Airbus até
hoje. A Airbus tem 50.000 funcionários e constrói a mais avançada família de aviões comerciais do mundo, com capacidade
variando de 108 a 555 lugares.
FONTE: Airbus via Multiplan – Aviação Brasil – Rio de Janeiro/RJ