A Boeing confirmou que a companhia aérea Vietnam Airlines escolheu oficialmente o Boeing 7E7 Dreamliner para futura aeronave média de dois corredores. A companhia planeja receber quatro 7E7-8s em 2010. O valor dos jatos é estimado em US$ 500 milhões, de acordo com as tabelas oficiais de preços.
A Vietnam Airlines é a linha aérea da República Socialista do Vietnã e a oitava companhia a se tornar cliente do 7E7, que foi lançado em abril de 2004 com uma encomenda de 50 aviões da companhia japonesa ANA. A Vietnam Airlines integrará o grupo de lançamento do 7E7.
“A Vietnam Airlines entra na crescente lista de companhias asiáticas que escolheram o 7E7 para ter mais vantagens competitivas”, declarou Larry Dickenson, vice-presidente Comercial da Boeing Commercial Airplanes. “Confortável e econômico, o 7E7 é perfeito para a Vietnam Airlines, que se prepara para expandir o seu negócio com o avião tecnologicamente mais avançado do mundo.”
Os pedidos e as intenções de compra para o 7E7 totalizam 126 aviões, incluindo 56 pedidos firmes. As negociações continuam com diversas linhas aéreas do mundo todo. A Boeing e a Vietnam Airlines esperam finalizar o pedido de 7E7s no primeiro trimestre de 2005.
A Vietnam Airlines planeja usar o 7E7-8 para expandir a sua malha aérea e substituir algumas aeronaves. A companhia ainda não escolheu o fornecedor para os motores.
“Estamos ansiosos para nos tornarmos uma operadora de Boeing 7E7s”, declarou o presidente e CEO da Vietnam Airlines, Nguyen Xuan Hien. “O 7E7-8 possibilitará à Vietnam Airlines desenvolver uma malha que inclua pares de cidades que antes seriam financeiramente inviáveis, com conforto para os nossos passageiros.”
Os jatos da Boeing formam toda a frota de aviões de longa distância da Vietnam Airlines. A empresa opera seis 777-200ERs e quatro 767-300ERs. Dos 777s, quatro foram comprados diretamente da Boeing e os outros dois 777s e os 767s foram arrendados.
A Vietnam Airlines possui uma significativa malha aérea internacional, conectando Hanói e Ho Chi Minh às maiores cidades do mundo, como Moscou, Paris, Beijing, Sydney, Melbourne, Seul, Osaka, Tóquio, Taipé e Manila, entre muitas outras.
O 7E7-8 Dreamliner transportará aproximadamente 217 passageiros em três classes, em rotas de 15.700 quilômetros. O avião usará 20% menos combustível que outros aviões de sua categoria e voará a velocidades similares aos wide bodies mais rápidos da atualidade, a Mach 0,85.
Os passageiros verão as melhorias no novo interior do avião, com mais umidade, conforto e conveniências, como resultado da nova fuselagem feita de materiais compostos. As linhas aéreas gostarão de ter aproximadamente 45% mais capacidade para carga.
A General Electric e a Rolls-Royce estão desenvolvendo os motores do novo avião. O 7E7 terá uma interface padronizada que permitirá a instalação de motores de ambos fabricantes a qualquer tempo. Os novos motores contribuirão com até 8% mais eficiência para o novo avião.
FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP