Os índices de vendas de passagens e de aproveitamento de assentos da Lufthansa aumentaram no primeiro trimestre de 2005. Ao mesmo tempo, porém, os índices referentes aos serviços de transporte aéreo do grupo Lufthansa refletem o enfraquecimento da conjuntura alemã em relação a outros países europeus e a contenção da oferta de espaço.
De janeiro a março de 2005, cerca de 11,2 milhões de passageiros foram transportados pelas empresas aéreas do grupo Lufthansa, apenas 1,8% a menos do que no primeiro trimestre do ano anterior. A oferta de espaço aumentou módicos 2,2%. As vendas cresceram 2,9%, resultando no aumento de 0,5 ponto percentual do fator de aproveitamento de espaço, de 73,2%.
O setor de carga aérea continuou enfrentando dificuldades. No primeiro trimestre de 2005, a Lufthansa Cargo transportou 414.633 toneladas de carga e correio, 0,1% a mais do que no ano anterior. O fator de aproveitamento de espaço, de 68,9% , ficou 3,7 pontos percentuais aquém do do ano anterior. O novo horário de vôos da Lufthansa Cargo que entrará em vigor em meados do ano, porém, inclui medidas de otimização da malha aeroviária cujos efeitos positivos deverão ser sentidos no segundo trimestre.
O aproveitamento total de espaço nos aviões de passageiros e de carga do grupo Lufthansa, de 69,6%, registrou uma ligeira retração de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
FONTE: Aviação Brasil / Lufthansa – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP