A Boeing lançou hoje, oficialmente, o 777 Freighter (Cargueiro), o maior e mais capaz bimotor do mundo, após o pedido de lançamento da Air France.
A Air France encomendou cinco 777 cargueiros, com opções de três aviões adicionais, para substituir a sua frota de carga 747-200F. O primeiro 777 Freighter deve ser entregue para a Air France no quarto trimestre de 2008.
“A aquisição do Boeing 777F nos trará as vantagens e a uniformidade técnica encontradas nas frotas de 777-200ER e -300ER, que já provaram seu desempenho pontual e economia”, declarou Jean-Cyril Spinetta, chairman e CEO da Air France. “Esta aeronave aumentará consideravelmente o nosso faturamento e aumentará a rentabilidade da nossa divisão de carga.”
A Air Canada também anunciou, em abril, a inclusão do 777 cargueiro em sua seleção de aviões 777 e 787 para renovar a sua frota de aeronaves de longa distância. Com a finalização deste acordo, a Air Canada entrará para a equipe de lançamento do 777F.
“O mundo quer o 777 Freighter e vamos construí-lo”, declarou Alan Mulally, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “O segmento de carga aérea é o que mais cresce na aviação comercial e é peça-chave da economia global. O 777 Freighter oferecerá um incomensurável valor a proprietários e operadoras. Estamos orgulhosos em ter a Air France e a Air Canada liderando o grupo de clientes de lançamento.”
O lançamento do novo cargueiro aumenta a família Boeing 777, que agora conta com seis modelos. Junto com as operadoras do mundo todo, a Boeing escolheu a plataforma do 777-200LR Worldliner para o 777 Freighter porque ela oferece o alcance e a carga útil que as companhias querem. O primeiro 777-200LR Worldliner entrará em serviço em janeiro de 2006.
O 777 Freighter voará 9.195 quilômetros com carga máxima, sendo o cargueiro com maior alcance do mundo. Com os menores custos por viagem de qualquer cargueiro grande e excelente economia tonelada/milha, o 777 Freighter dá continuidade ao sucesso da família 777, devido ao baixo consumo de combustível e aos baixos custos de manutenção e operacionais em comparação a qualquer outro avião de sua categoria.
O novo avião terá a maior capacidade já encontrada em um cargueiro bimotor. Com peso máximo de decolagem de 347.450 quilos, o 777 Freighter terá capacidade de faturamento com carga de 103 toneladas métricas.
O 777 Freighter será equipado exclusivamente com o motor mais potente do mundo, o GE90-110B1L, da General Electric. O 777 Freighter atende aos padrões de ruído QC2 para máxima acessibilidade aos aeroportos.
O 777 Freighter complementa a família Boeing 747-400 Freighter, que é considerada padrão na indústria de carga aérea. Tanto o 777 cargueiro quanto o 747 cargueiro acomodam pallets de carga de 3,1 metros, oferecendo máxima flexibilidade às operadoras.
FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP