A história da aviação deu um importante passo hoje, quando o A380, o maior avião comercial do mundo, decolou com sucesso em seu vôo inaugural no aeroporto internacional de Blagnac, em Toulouse, França, às 10:29 horas (hora local) da pista 32L. O primeiro vôo do A380 está sendo feito na região oeste de Toulouse e Sudoeste da França.

O primeiro vôo do A380 foi capitaneado em conjunto por Claude Lelaie, vice-presidente sênior da Divisão de Vôos da Airbus e piloto chefe e pelo vice-presidente Jacques Rosay. Os outros tripulantes são Fernando Alonso, vice-presidente da Divisão de Vôo, engenheiro de testes em vôo, que lidera a equipe de dois outros engenheiros de testes Jacky Joye e Manfred Birnfeld, e o engenheiro de teste em vôo Gérard Desbois.

Em seu primeiro vôo, o capitânia do século 21 da Airbus, tinha o prefixo F-WWOW, e decolou com um peso de 421 toneladas, o maior já atingido por um avião civil até hoje. O A380 está equipado com 4 turbinas Rolls-Royce Trent 900. Além do necessário lastro de água (para simular peso elevado), o equipamento a bordo desse avião compreende um conjunto completo de instrumentos de testes para gravar milhares de parâmetros necessários para analisar o desempenho em vôo. Sendo um verdadeiro avião de dois andares e fuselagem larga nos dois pisos, o A380 de ensaios é dotado de 2 conjuntos completos de instrumentos e locais de trabalho, um no piso principal e outro no superior.

Antes de decolar o A380 completou uma série de testes no solo, que começaram no verão de 2004, quando os circuitos elétricos foram ligados pela primeira vez. Desde então, a Airbus testou sistemática e exaustivamente todos os sistemas do A380, do hidráulico ao elétrico, e todas as partes da estrutura, incluindo testes estáticos e testes de carga nas asas e fuselagem. Um programa completo foi levado a efeito durante milhares de horas em centros na França, Alemanha e Reino Unido.

O primeiro vôo marca o início de uma campanha de teste envolvendo 2.500 horas de vôo em cinco aviões de desenvolvimento. A rigorosa seqüência de vôos de testes levará à homologação do A380 pelas autoridades européias e americanas, permitindo que o maior avião do mundo entre em serviço na segunda metade de 2006, com a Singapore Airlines.

A Airbus otimizou o desempenho em vôo e a economia do A380 incorporando tecnologias avançadas nos sistemas e materiais. Ele beneficia-se da economia de peso proporcionada por materiais compostos e outros materiais avançados (como o GLARE) que compreendem 25% de sua estrutura, e de sistemas novos mais leves, mais confiáveis e econômicos como o sistema hidráulico com pressão de 5000 psi. Ele também se beneficia da cabine de comando avançada com os mais modernos mostradores interativos e instrumentos eletrônicos, que mantêm os benefícios exclusivos da comunalidade operacional de todos os aviões Airbus com controles eletrônicos.

O Airbus A380 para 555 passageiros oferece conforto inigualável , maior alcance e custos de operação muito menores graças à tecnologia de ponta, enquanto as turbinas são mais silenciosas e consomem menos combustível e produzem poucas emissões que os modelos atuais.

Até hoje, 15 clientes anunciaram encomendas firmes e compromissos para 154 aviões da família A380, compreendendo 127 na versão de passageiros e 27 cargueiros. A versão cargueira vai entrar em operação em 2008.

FONTE: Aviação Brasil / Airbus – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ

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