A empresa aérea brasileira OceanAir anunciou a aquisição firme de 7 Airbus A330-200 e 21 aviões da família A320, sendo 14 A319 e 7 A320, e mais opções para 13 aviões da família A320.
“Com esta aquisição a OceanAir consolida sua posição no mercado brasileiro”, disse German Efromovich, presidente da OceanAir. “Os aviões da família A320 farão basicamente rotas domésticas brasileiras, oferecendo poltronas mais largas e mais espaço para as pernas que os aviões das concorrentes. Sua economia inigualável permitirá aumentar a rentabilidade de nossa empresa e criar novas linhas e freqüências. Os A330-200 serão utilizados em nossas rotas internacionais, reduzindo custos de operação, flexibilizando os vôos com seu grande alcance e aumentando nossa eficiência. Certamente os passageiros serão os grandes beneficiários da nossa nova frota”.
“Estamos satisfeitos de ver a confiança da OceanAir nos produtos da Airbus”, disse Rafael Alonso, Vice-presidente Senior da Airbus para a América Latina. “Estamos agradecidos por seu endosso a nossa empresa e esperamos ver esses aviões voando brevemente nas cores da OceanAir”.
German Efromovich disse também, durante coletiva junto a Airbus em São Paulo, onde esteve presente o Portal Aviação Brasil, que as novas aeronaves Airbus A330-200 irão substituir os Boeing 767-300ER.
Para os novos Airbus a OceanAir deverá realizar os checks de manutenção em São Paulo e o check D na Colômbia.
A OceanAir espera conquistar de 12% a 15% do mercado até 2010 e aguarda autorização da ANAC de rotas que eram operadas pela BRA e rotas internacionais como Buenos Aires, Madrid, Porto, Lisboa e Madrid. Para atender a estas rotas a OceanAir estará operando uma frota de 5 Boeing 767-300ER e 2 Boeing 757-200 até 2009.
Após o carnaval a empresa operará na Ponte Aérea Rio-São Paulo com os Fokker 100, que permaneceram na frota até 2014, devendo ser substituídos naturalmente pelos Airbus A319/A320.
No primeiro semestre de 2008 o nome da companhia será alterado para AVIANCA e até o final de 2009 espera estar operando com os primeiros Airbus.
Com a oficialização da encomenda da OceanAir a Airbus já recebeu encomendas firmes para 410 aviões na América Latina. Desde 1990, a Airbus obteve 54% das encomendas latino-americanas de aviões novos. A presença da Airbus na América Latina foi triplicada nos últimos 7 anos.
A família A320 é uma referência na sua categoria, incluindo também os A318, A319 e A321. Seu projeto é o mais novo e mais moderno da classe e o único a incluir tecnologia de controles de vôo eletrônicos. Sua cabine de passageiros é a mais larga da categoria, oferecendo por isso poltronas e corredores mais largos, além de bagageiros de teto maiores. O projeto da família A320 inclui “fences” aerodinâmicas nas pontas das asas, controle de manutenção centralizado, maiores intervalos entre revisões e confiabilidade técnica comprovada que reduz os custos de operação”.
O A330-200 é o líder inquestionável de sua categoria e tem expandido continuamente sua base de clientes. O A330-200 oferece grande flexibilidade para uma vasta gama de rotas, oferecendo ao operador baixos custos de operação por assento, além da cabine de passageiros mais larga e confortável da categoria. Seu comprovado recorde de economia e de conforto oferece aos operadores uma vantagem competitiva no mercado.
FONTE: Aviação Brasil – Alexandre Barros – São Paulo/SP