A TAM encerrou o último mês de junho com 73% de taxa de ocupação (“load factor”) nos vôos domésticos, superior à média de 71% registrada pelo setor. O crescimento foi de 4 pontos percentuais na comparação com os dados de maio. Nos vôos internacionais, a companhia registrou ocupação de 69%, também acima da média da indústria (63%). No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o “load factor” da TAM ficou em 72% no mercado doméstico e 71% no internacional, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O market share internacional da TAM entre as companhias aéreas brasileiras foi de 69,6% em junho, com crescimento de 31,9 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006. No acumulado de janeiro a junho, a participação da empresa no mercado internacional foi de 65,9%, o que representa um aumento de 40,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos vôos domésticos, o market share da TAM em junho foi de 49,1%, com crescimento de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2006. A participação da companhia no acumulado dos seis primeiros meses do ano também ficou em 49,1%, com aumento de 4,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2006.

Outros destaques nas estatísticas da ANAC relativos a junho de 2007:

1- Nos vôos internacionais, o volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela Companhia cresceu 66,5% em junho, enquanto a sua oferta de assentos-quilômetros (ASK) aumentou 80,3%. Na indústria como um todo, esses indicadores recuaram, respectivamente, 9,9% e 0,1%.

2- O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM nos vôos domésticos aumentou 15,2% no mês passado na comparação com junho de 2006, enquanto o setor registrou crescimento de 11,2% no mesmo período. A oferta de assentos-quilômetros (ASK) da TAM cresceu 24,4%, enquanto o aumento na indústria foi de 18,4%.

A TAM foi também responsável pelo maior volume de tráfego aéreo do Brasil: em junho, somando-se os vôos domésticos e internacionais, transportou 2.698,2 milhões de passageiros-quilômetros (RPK), correspondentes a 54,5% de market share total. No acumulado dos primeiros seis meses de 2007, o volume geral de passageiros-quilômetros transportados pela Companhia atingiu 15.952,4 milhões, equivalentes a 53,5% de participação total de mercado.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here